Cada vez mais executivos estão despertando para as vantagens de utilizar Big Data para destacar seus negócios no mercado. A possibilidade de processar grandes volumes de dados e extrair análises avançadas — que auxiliam a tomada de decisões e decidem os rumos do negócio — vem transformando o mercado e as organizações.
A confiança no poder do Big Data é tamanha que líderes empresariais acreditam que ele revolucionará as operações de negócios da mesma maneira que a internet fez.
Neste post você conhecerá 3 vantagens de utilizar o Big Data em sua empresa. Confira!
Melhores decisões de negócio e novos fluxos de receita
O Big Data é uma das formas mais eficazes de fundamentar decisões futuras do negócio, identificando tendências no mercado, que podem ser tanto de origem econômica quanto comportamental. Ter acesso a essas informações torna mais fácil estimar a aceitação de novos produtos antes mesmo que eles sejam desenvolvidos.
Através da organização e da análise de grandes volumes de dados, diversos insights podem ser gerados para ajudar na identificação de novas oportunidades de atuação e auxiliar a empresa a se manter inovadora no mercado e gerar novos fluxos de receita.
Outra grande vantagem do Big Data é referente à agilidade e à assertividade na tomada de decisões fornecida aos dirigentes da organização. Com informações confiáveis e estratégicas em mãos, os rumos do negócio podem ser decididos muito mais rapidamente, fazendo com que a empresa economize tempo e tenha vantagem sobre os concorrentes.
Estratégias de marketing mais eficientes
Uma ação de marketing segmentada e direcionada para um público específico consegue gerar muito mais valor, credibilidade e resultados do que campanhas direcionadas para as massas. Para que seja possível criar ações que gerem interesse no potencial cliente, é necessário conhecê-lo.
O Big Data permite analisar os dados de seu público e trazer informações-chave sobre comportamento, preferências, histórico e o perfil de compra de cada consumidor. Dessa forma, é possível criar ações personalizadas e específicas para cada perfil, trazendo mais retorno sobre o investimento em cada campanha.
Uma companhia de turismo, por exemplo, poderia utilizar o Big Data para descobrir os destinos preferidos de seus clientes, enviando sugestões personalizadas nos momentos em que a variação cambial estiver mais em conta. Os pacotes também poderiam ser oferecidos para família, casal ou solteiro, de acordo com a composição familiar do cliente.
Retenção e fidelização de clientes
Diversas empresas investem muitos recursos na prospecção de novos clientes, mas negligenciam a importância de fidelizar e reter os clientes atuais, o que pode ser muito custoso. Fidelizar os clientes, sem dúvidas, é mais econômico do que conquistar novos e o Big Data pode ser usado para otimizar esse processo.
Ter em mãos informações que possibilitam conhecer a razão pela qual seus clientes permanecem com você ou buscam outra solução no mercado permite que você se antecipe e se adapte para manter a satisfação.
Através de indicadores gerenciais que mostram índices de reclamações e nível de satisfação, entre outras métricas, sua equipe pode criar planos de ação para atualizar seus serviços, além de antecipar possíveis ameaças ao negócio.
E então? O que você achou das vantagens de utilizar Big Data? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!
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