Os relatórios gerenciais fazem parte da rotina de qualquer empresa, sendo considerados importantes para tomada de decisões e o planejamento estratégico. Mas nem todo gestor sabe, de fato, como aproveitá-los da melhor maneira possível.
O certo é que é necessário interpretar corretamente os dados e avaliar como eles serão usados no futuro. Mas se ainda assim você fica meio perdido, confira nossas 5 dicas de como conseguir melhores resultados com os seus relatórios. Boa leitura!
1. Crie relatórios gerenciais completos
Todas as decisões de uma empresa devem ser tomadas com base em dados reais. Sendo assim, mesmo o menor detalhe pode fazer a diferença na hora de propor melhorias ou inovar. Com um relatório completo, é possível ter uma visão geral sobre a situação do negócio. Para isso, é bom poder contar com soluções integradas, que reúnam todos os dados em uma única plataforma.
2. Defina os pontos mais importantes
Por mais completo que seja um relatório, é necessário saber priorizar as informações. Assim, tanto a equipe de controladoria quanto a diretoria precisa enxergar o que é mais importante para reduzir despesas, verificar os resultados e reconhecer todas as oportunidades.
Claro que isso não significa ignorar os detalhes. Eles são fundamentais principalmente para a geração de novas ideias. Mas o destaque dos pontos mais importantes ajuda numa compreensão imediata, inclusive quando é necessário resolver um problema de urgência.
3. Comece a análise pelo cenário macro
Com um relatório completo e com as informações mais importantes em mãos, dá para fazer uma análise mais segura. No entanto, para não perder o foco, o melhor é começar pelo cenário macro, analisando o desempenho de cada mês, de acordo com as metas estabelecidas.
Em seguida, pode-se aprofundar em cada detalhe para se entender como os resultados foram obtidos. Dessa forma, dá para saber o que deu certo e será mantido ou o que aconteceu de errado e precisa ser corrigido.
4. Compare os melhores e piores resultados
Um erro comum de muitos gestores é achar que as oportunidades só estão nos bons resultados. Mas nem sempre isso acontece. De fato, é preciso identificar e comparar os melhores e piores resultados, concentrando os esforços nos que tiveram maior crescimento.
Porém, aproveite o que não deu certo para redefinir estratégias, conhecer melhor a situação da empresa, ou mesmo, estudar uma forma de inovar.
5. Considere todas as oportunidades
Depois de analisar todos os resultados, é normal querer se concentrar nas oportunidades que geram o menor esforço. Mas elas também podem representar o menor retorno. Por isso, é importante saber avaliar riscos, conforme as métricas apresentadas, e aproveitar bem cada chance de fazer o negócio crescer.
O que não significa não valorizar o que já está dando certo. Ou seja, a dica é não se concentrar apenas nas oportunidades mais facilmente percebidas. Qualquer detalhe pode ser o diferencial que faltava para melhorar os resultados.
Enfim, as áreas de planejamento e controladoria devem encontrar maneiras de melhorar o processamento dos relatórios gerenciais, de modo que eles ofereçam uma visão clara e completa do negócio. Mas os gestores também devem saber reconhecer e aproveitar as oportunidades no momento certo.
Quer saber mais dicas sobre como melhorar os resultados da sua empresa? Assine nossa newsletter e receba conteúdos sobre business intelligence e outras ferramentas de gestão.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]