As informações estratégicas de desempenho do seu negócio estão disponíveis em tempo real? Se não, então você precisa definir KPIs (“Key Performance Indicators” – Indicadores Chave de Desempenho) e gerenciá-los com uma ferramenta de Business Intelligence (Inteligência de Negócios).
Os KPIs em Business Intelligence servem para medir o alcance das metas relacionadas aos objetivos estratégicos da empresa. Nem sempre os dados necessários para apuração dos KPIs estão disponíveis de forma organizada e centralizada, geralmente estão dispersos em diversas planilhas e sistemas não integrados. Para ter informações que agregam valor, é necessário desenvolver uma metodologia de análise de dados com o uso de recursos de inteligência de negócios. Sem isso, os gestores não têm o exato panorama do que acontece em sua empresa.
O que é Business Intelligence?
É um programa de computador de alto nível, associado a um banco de dados (Data Warehouse), capaz de reunir dados dispersos em diversas fontes, tratá-los e combiná-los com base em regras de negócios específicas. Ele gera informações sobre o desempenho da empresa em relação às estratégias traçadas em seu planejamento anual. Seus conceitos básicos foram desenvolvidos nos anos 80 pelo Prof. Dr. Ralph Kimball, dos Estados Unidos da América, de forma pioneira.
Qual a importância dos KPIs em Business Inteligence?
Os KPIs possibilitam aos gestores avaliar o quanto a empresa está perto ou longe de alcançar os seus objetivos estratégicos e, desta forma, ter base para a tomada de decisões que poderão reverter tendências negativas e possibilitar bons resultados.
Qual a diferença entre métrica e KPI?
Uma métrica é uma medida isolada de um resultado. Um KPI informa o padrão de comportamento de uma métrica ao longo do tempo, demonstrando seu ritmo de mudança (taxa) e sua tendência, se crescente ou decrescente.
Como determinar os KPIs mais importantes para a organização?
Primeiramente é necessário determinar os objetivos estratégicos da empresa e suas metas. Em seguida, definir quais KPIs concorrerão para o alcance dos resultados esperados. Alguns KPIs são comuns à maioria dos negócios, tais como: ROI = Return on Investment (Retorno sobre Investimento), Taxa de Lucratividade e LTV = Life Time Value (Valor do Cliente no Tempo). Os demais KPIs variam de acordo com o ramo de atividade da empresa.
Como gerenciar os KPIs?
A melhor maneira de gerenciar os KPIs é aplicando recursos de Business Intelligence (BI). Um caso de sucesso no uso de BI é o da seleção Alemã de futebol, que obteve resultados incríveis melhorando significativamente seu desempenho.
Os gestores de empresas nem sempre percebem que têm à sua disposição um grande volume de informações dispostas de forma desconexa, dificultando seu entendimento e a tomada de decisões. Utilizar KPIs em Business Intelligence possibilita acesso a informações qualificadas, que podem melhorar muito o desempenho geral da empresa. Existem diversos softwares de BI disponíveis no mercado, entre eles destaca-se o Pentaho, que é uma ferramenta Open Source (código aberto) sem taxa de licenciamento e customizável.
Deixe o seu comentário sobre este post. Queremos interagir com você!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]