Embora as crises signifiquem problemas para algumas empresas, para outras elas significam oportunidade. O sucesso pode levar a acomodação, afinal, time que está ganhando não se mexe. Na crise, pode ser que não se mexa no time, mas é fundamental jogar de outro modo. Às vezes, tudo que se precisava era um bom motivo para tentar o sucesso de forma diferente.
Outro diferencial de quem se dá bem durante a crise, é que estas pessoas param de pensar só em trabalho duro e passam a pensar de forma mais inteligente. Para usar isso, é necessário possuir todas as informações relevantes possíveis.
No post de hoje, compreenda como um sistema BI pode ajudar a sua empresa na crise. Confira!
Informações relevantes
As informações estão por toda a parte, inclusive aquelas que nem se suspeita que são muito importantes. Aliás, as fontes são inúmeras: internet, CRM (Customer Relationship Management), ERP (Enterprise Resource Planning), planilhas Excel, softwares financeiros e muitos outros. O fato é que desde sempre dependemos das informações para tomada de decisões.
Os dados estão se multiplicando e as informações tornaram-se tão disponíveis que a tomada de decisão tornou-se ainda mais difícil. Rapidamente, descobriu-se que um grande volume de dados não significa conhecimento — para uma boa tomada de decisões, é fundamental entender a relação entre estas informações.
Jogando diferente
Falando em time que não se mexe, vale lembrar da Alemanha que veio para a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, equipada com uma série de ferramentas de coleta e análise de dados. Estudando os adversários, inclusive em tempo real, o time colecionou vitórias apoiadas pela tecnologia e um sistema de Business Intelligence.
O BI ajuda muito, para não dizer que é a única solução, na coleta e análise de dados relevantes e pertinentes. Uma nova visão pode mudar completamente o rumo dos negócios. As transações comerciais jamais serão como antes, baseadas quase que exclusivamente na intuição dos empresários.
Mensagens pelo celular, emails, redes sociais, blogs e outros derivados da rede, permitiram uma maior interação entre todos. O consumidor não está mais fisicamente em torno da área de atuação da empresa, mas sua presença é muito próxima, embora virtual.
Sistema de BI
O problema agora é gerenciar todos estes dados de clientes em potencial. Como responder a esta demanda sem se tornar impessoal ou irrelevante? Com escolher os indicadores corretos e a fatias de mercado que realmente interessam? Como tomar uma decisão apoiada por dados corretos e relevantes?
Cada meio virtual de interação precisa de filtros automatizáveis, facilidade de visualização e grande capacidade de análise das respostas. Errar pouco é uma grande maneira de evitar os efeitos da crise — são milhões de dados que precisam ser devidamente agrupados.
Um dos melhores exemplos de uso de Business Intelligence veio do governo dos Estados Unidos. O presidente Barack Obama abriu para a população uma quantidade enorme de dados, por entender que hoje em dia sua equipe sozinha não tem como filtrar tantas informações. Obama nomeou Dee Jay Patel como o primeiro Cientista de Dados do governo federal.
Enfim, percebe-se que é fundamental ter acesso imediato às informações estratégicas das empresas para auxiliar na tomada de decisões. Fica evidente também que o Business Intelligence é a solução mais inteligente nos negócios para combater a crise.
Quer saber mais como o BI pode ajudar a sair da crise? Compartilhe com a gente suas dúvidas e ideias!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]