As informações estão por todo o lado e, antigamente, a falta delas já foi um grande problema. No entanto, hoje, com o desenvolvimento da TI – Tecnologia de informação, o excesso de dados transformou-se em dor de cabeça (inclusive para pequenas empresas).
As fontes são inúmeras: internet, CRM – Customer Relationship Management, ERP – Enterprise Resource Planning, planilhas de Excel, softwares financeiros, dados do marketing e muitos outros. O fato é que desde sempre dependemos das informações para tomada de decisões. Mas muitas vezes se torna difícil determinar aquelas que são realmente relevantes.
No post de hoje, entenda como o Business Intelligence pode te ajudar na tomada de decisões.
Qual informação é relevante?
Os dados foram se multiplicando, a tecnologia foi elevada a potência e as informações tornaram-se tão disponíveis que a tomada de decisão tornou-se muito mais difícil. Passar do papel para o digital trouxe enormes facilidades, mas também aumentou drasticamente a quantidade de dados, dificultando a análise.
Nos anos 80, as maravilhas de uma planilha Excel tornaram-se evidentes, mas a importância da profunda análise dos dados cadastrados ainda não havia sido plenamente revelada. No entanto, rapidamente descobriu-se que um grande volume de dados não significava conhecimento. Para uma boa tomada de decisões, era fundamental entender a relação entre estas informações.
Muitos outros cálculos provam a importância das comparações e fornecem também uma visão ampla e sistemática das informações. A relação entre os dados passou a ser a chave da produtividade nos negócios, e assim, se iniciava a era do comércio com precisão cirúrgica.
Relacionamento virtual
O novo século trouxe o mundo para a ponta dos dedos. Os novos meios de comunicação, principalmente a internet, revolucionaram a interação social. Mensagens pelo celular, emails, redes sociais, blogs e outros derivados da rede permitiram uma maior aproximação entre todos — o cliente não está mais fisicamente em torno da área de atuação da empresa, sua presença, embora virtual, é bem mais forte.
O problema agora é gerenciar todos estes dados de clientes em potencial. Como responder a esta demanda sem se tornar impessoal ou irrelevante? Como escolher os indicadores corretos e a fatias de mercado que realmente interessam? Como tomar uma decisão apoiada por dados relevantes?
Tornou-se evidente que a quantidade de contatos e de informações é enorme. Cada meio virtual de interação precisa de filtros automatizáveis, facilidade de visualização e grande capacidade de análise das respostas. São milhões de dados circulando na nuvem e que precisam ser devidamente agrupados. Para isso, surgiu a figura do Cientista de dados.
Business Intelligence
Só recolher dados não é mais suficiente, é preciso ir além. Esta necessidade criou um novo conceito de produtos e serviços indispensáveis para o relacionamento comercial: analisar e selecionar os dados do negócio, classificar sua importância, suas causas e consequências.
As informações bem utilizadas revelaram uma maneira de estar bem próximo dos desejos dos clientes externos e internos. O conceito de BI – Business Intelligence é uma combinação de ferramentas, pessoas, processos e tecnologias que buscam entender os clientes de uma empresa. O Business Intelligence organiza as informações e faz o tratamento da base de dados com o objetivo de melhorar a tomada de decisões estratégicas nos negócios.
Resumindo: é fundamental ter acesso imediato às informações estratégicas das empresas para auxiliar a tomada de decisões, e o Business Intelligence faz isso por você.
Quer saber mais como o BI vai ajudar nos negócios? Deixe sua dúvida ou pergunta nos comentários!
Agora que você já sabe como o Business Intelligence pode ajudá-lo na tomada de decisões, veja de maneira prática como a Alemanha o usou para ganhar o jogo da Copa.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]