As informações estão por todo o lado e, antigamente, a falta delas já foi um grande problema. No entanto, hoje, com o desenvolvimento da TI – Tecnologia de informação, o excesso de dados transformou-se em dor de cabeça (inclusive para pequenas empresas).
As fontes são inúmeras: internet, CRM – Customer Relationship Management, ERP – Enterprise Resource Planning, planilhas de Excel, softwares financeiros, dados do marketing e muitos outros. O fato é que desde sempre dependemos das informações para tomada de decisões. Mas muitas vezes se torna difícil determinar aquelas que são realmente relevantes.
No post de hoje, entenda como o Business Intelligence pode te ajudar na tomada de decisões.
Qual informação é relevante?
Os dados foram se multiplicando, a tecnologia foi elevada a potência e as informações tornaram-se tão disponíveis que a tomada de decisão tornou-se muito mais difícil. Passar do papel para o digital trouxe enormes facilidades, mas também aumentou drasticamente a quantidade de dados, dificultando a análise.
Nos anos 80, as maravilhas de uma planilha Excel tornaram-se evidentes, mas a importância da profunda análise dos dados cadastrados ainda não havia sido plenamente revelada. No entanto, rapidamente descobriu-se que um grande volume de dados não significava conhecimento. Para uma boa tomada de decisões, era fundamental entender a relação entre estas informações.
Muitos outros cálculos provam a importância das comparações e fornecem também uma visão ampla e sistemática das informações. A relação entre os dados passou a ser a chave da produtividade nos negócios, e assim, se iniciava a era do comércio com precisão cirúrgica.
Relacionamento virtual
O novo século trouxe o mundo para a ponta dos dedos. Os novos meios de comunicação, principalmente a internet, revolucionaram a interação social. Mensagens pelo celular, emails, redes sociais, blogs e outros derivados da rede permitiram uma maior aproximação entre todos — o cliente não está mais fisicamente em torno da área de atuação da empresa, sua presença, embora virtual, é bem mais forte.
O problema agora é gerenciar todos estes dados de clientes em potencial. Como responder a esta demanda sem se tornar impessoal ou irrelevante? Como escolher os indicadores corretos e a fatias de mercado que realmente interessam? Como tomar uma decisão apoiada por dados relevantes?
Tornou-se evidente que a quantidade de contatos e de informações é enorme. Cada meio virtual de interação precisa de filtros automatizáveis, facilidade de visualização e grande capacidade de análise das respostas. São milhões de dados circulando na nuvem e que precisam ser devidamente agrupados. Para isso, surgiu a figura do Cientista de dados.
Business Intelligence
Só recolher dados não é mais suficiente, é preciso ir além. Esta necessidade criou um novo conceito de produtos e serviços indispensáveis para o relacionamento comercial: analisar e selecionar os dados do negócio, classificar sua importância, suas causas e consequências.
As informações bem utilizadas revelaram uma maneira de estar bem próximo dos desejos dos clientes externos e internos. O conceito de BI – Business Intelligence é uma combinação de ferramentas, pessoas, processos e tecnologias que buscam entender os clientes de uma empresa. O Business Intelligence organiza as informações e faz o tratamento da base de dados com o objetivo de melhorar a tomada de decisões estratégicas nos negócios.
Resumindo: é fundamental ter acesso imediato às informações estratégicas das empresas para auxiliar a tomada de decisões, e o Business Intelligence faz isso por você.
Quer saber mais como o BI vai ajudar nos negócios? Deixe sua dúvida ou pergunta nos comentários!
Agora que você já sabe como o Business Intelligence pode ajudá-lo na tomada de decisões, veja de maneira prática como a Alemanha o usou para ganhar o jogo da Copa.
[…] Mas, o que são esses conceitos e como se relacionam? Como podem ajudar a empresa a traçar caminhos mais sólidos e otimizar a tomada de decisões? […]
[…] Mas, o que são esses conceitos e como se relacionam? Como podem ajudar a empresa a traçar caminhos mais sólidos e otimiza atomada de decisões? […]
[…] principal objetivo é melhorar a tomada de decisões dentro da empresa, complementado a intuição e experiência dos gestores com informações […]
[…] preditiva utiliza as ferramentas de BD para as análises estatísticas que serão úteis para a tomada de decisões na sua empresa. Por meio do aprendizado de máquina, o sistema é capaz de analisar fatos atuais […]
[…] sejam, é importante ter em mente que as soluções e aplicações já existentes facilitam as tomadas de decisão, aumentando as suas chances de sucesso no […]
[…] a questão-chave é a análise estatística de determinados dados, que permite às escolas e/ou universidades preverem quem são os estudantes […]
[…] Independentemente do segmento em que atua, é importante saber que o uso da tecnologia já vem sendo adotado em processos de tomada de decisão. […]
Olá! Gostei do conteúdo do seu site, muita informação boa, vou recomendar.
A inflamação é eliminada e a amortização articular é normalizada; Extrato das folhas de confrei: com alantoína como substância ativa, este componente vai acelerar a recuperação dos tecidos, restaura a circulação sanguínea e fortalece os ossos, cartilagens e tendões; Glucosamina: presente em todos os tecidos e articulações, este composto é essencial para a recuperação das articulações ao mesmo tempo que estimula a produção de ácido hialurônico; Condroitina: mimetiza o componente natural que constitui os tecidos e cartilagem humana extraído de ossos e cartilagens de peixes e outros animais. parazity.info de parasitas Na fase inicial, dois cursos são suficientes, entre os quais uma pausa de 30 dias é feita. Mudanças degenerativas graves podem exigir até 6 cursos por ano. Composição Artrovex não contém componentes nocivos para o corpo, por isso o produto pode ser usado em uma base regular.
Muito oportuna a exposição da pobreza do plano de governo do Alckmin no que se refere à ciência, e muito útil o retrospecto das atitudes tomadas por ele nesse campo. Há um erro de digitação que talvez valha a pena corrigir: no primeiro parágrafo da seção “Dificuldade com a ciência, no lugar de “1916 deveria estar, obviamente, 2016. Cordialmente, Marcos
Acredito é dentre o mais importante informações para mim.
E sou feliz leitura seu artigo. Mas deve Declaração na
alguns básico coisas, o web site estilo é grande, os
artigos é realmente legal: m. apenas para a direita trabalho,
saúde
Magnífico local. Muitos úteis informação aqui. Eu sou enviá-lo para vários amigos ans adicionalmente partilha no delicioso.
E naturalmente, obrigado para seu esforço!
[…] priorizar e localizar com agilidade a informação que seu negócio precisa, é possível tomar decisões ágeis e determinantes. No longo prazo, isso significa crescimento e melhoria em seus processos e […]
[…] conteúdo fornecido serve de base para decisões, previsão de ações por indicadores de tendências de mercado e consumo e análise de […]
[…] possuindo diversas ferramentas que implementam seu conceito, ajudando várias empresas a tomarem decisões corretas e crescerem cada vez mais. O segundo, mais novo, ainda traz dúvidas e confusão sobre o […]
[…] O Business Intelligence permite aliar intuição com informações de qualidade. Ele disponibiliza informações precisas, que geram insights valiosos para os gestores empresariais. Com base nesta precisão, é possível validar hipóteses intuitivas e ter maior grau de sucesso na tomada de decisões. […]