Uma ferramenta de BI tem sido uma das mais valiosas ferramentas das organizações nos processos de entendimento do perfil dos clientes e de prospecção e desenvolvimento de negócios. Afinal, tem sido crescente a necessidade de agir com velocidade e precisão frente a um mercado cada vez mais complexo e imprevisível.
Quem angariou ótimos trunfos com o Business Intelligence foi o departamento de vendas, que pode aliar a expertise de processo da equipe com as informações e análises de dados possibilitadas pelas ferramentas de BI. Elas tornam o processo muito mais engajado, preciso e subsidiado por diversas informações de negócio essenciais à geração de vendas de forma sustentável e qualitativa.
Confira neste artigo como integrar as ferramentas de BI à área de vendas e entenda quais são os benefícios que essa aliança pode trazer à organização.
Etapas essenciais do processo de integração da ferramenta de BI com o departamento de vendas
Mapear e entender o perfil do cliente para oferecer os produtos e soluções ideias é um processo bastante meticuloso e o subsidio dos dados corporativos é, mais do que nunca, crucial para que isso seja feito de forma eficiente. Contudo, para integrar o BI à área de vendas e agregar inteligência de negócio ao processo, algumas boas práticas são necessárias.
Mapear as necessidades e fontes informacionais
Essa é uma das etapas mais importantes do processo de integração das partes, afinal, aqui será mapeado o recurso chave que trará todos os benefícios que o BI pode oferecer. É necessário mapear com precisão quais informações de negócio a ferramenta deverá contemplar para que ela possa oferecer todos os overviews necessários à operação da área de vendas.
Além disso, tão importante quanto mapear as informações necessárias, é definir as suas fontes. Com as fontes e bases de dados padronizadas, são evitadas redundâncias, a integridade e acuracidade das informações são preservadas e o acesso a elas é facilitado consideravelmente.
Se atentar à escala e à qualidade dos dados
Definir as características das informações também é uma etapa bastante crucial. Parâmetros como quantidade de informações de cada domínio, nível de granularidade e drill up/drill down dos dados são algumas das definições que devem estar na pauta para que o sistema realmente agregue valor ao processo.
Uma das melhores formas de agregar sustentabilidade à qualidade da gestão da informação é auditar os dados e processos periodicamente. Esta prática pode garantir, através de metodologias de auditoria e controle, que os dados permaneçam íntegros e assegurar que não haja inconsistências tanto nas informações quanto na eficiência dos processos de gestão da mesma.
Implementar indicadores e métodos de acompanhamento de metas
A definição de uma boa estratégia de vendas só é efetiva se for orquestrada por indicadores efetivos e acompanhada constantemente. Para que a ferramenta esteja com bons parâmetros, é necessário definir os KPIs corretos para orientar as análises, bem como acompanhar as metas de forma realista e precisa.
Os indicadores precisam ser poucos, porém, de qualidade. Ou seja, precisam representar a real situação dos domínios com que se relacionam e serem mensuráveis, cujos dados sobre eles estejam acessíveis facilmente.
Benefícios que a aliança entre a ferramenta de BI e a área de vendas pode trazer à organização
Como já dito, para que todo o poder do BI possa ser aproveitado pelo departamento de vendas é necessário que essa integração seja planejada, implementada e acompanhada de forma precisa e minuciosa. Se essa etapa tiver sido executada da forma correta, os benefícios agregados à organização são poderosos. Confira alguns deles a seguir.
Overviews claros e análises mais abrangentes
Com o subsídio dos dados de negócio alocados de forma centralizada e correlacionada, o processo de vendas se torna muito mais preciso. Afinal, nesse novo cenário, a intuição e expertise da equipe trabalha junto com análises e overviews completos — possibilitados pela ferramenta de BI.
Se a ideia, porém, é olhar o cenário através de uma perspectiva mais ampla, as ferramentas de BI contemplam diversas análises com níveis de granularidade e quantidades de informações específicos. Com a ferramenta, nada de papel: é possível obter panoramas de todo o cenário de vendas quando e da forma que forem necessários.
Metas sólidas, acompanhamento preciso e resultados
Com indicadores bem definidos e metas projetadas de forma correta, é possível realizar o acompanhamento, mensurar e avaliar o atingimento de resultados dentro da ferramenta, avaliar performance e controlar a produtividade da equipe de forma ágil.
Uma das consequências da aliança entre metas sólidas e um acompanhamento preciso é a geração de resultados significativos e sustentáveis. Com a capacidade que o BI possui de gerar dados, análises e overviews com base em cruzamentos e agregações de informações, é possível entender melhor o perfil de cada um dos clientes, as suas necessidades e dificuldades.
Isso permite oferecer soluções mais assertivas e, por consequência, potencializa a possibilidade de fidelização.
Mitigação de falhas e perdas e ganho de eficiência
Cada equipe terá uma estratégia específica de vendas e captação de prospects e o BI será capaz de relacionar todos os dados de resultado de cada uma das equipes. Através da análise das informações de performance, é possível identificar quais estratégias não funcionam, quais são as melhores abordagens, onde estão os gargalos e outros dados.
Além disso, essa integração potencializa a expertise do time, pois, embora o feeling seja necessário na identificação de insights de negócio, ele não está mais sozinho. A ferramenta de BI reúne tudo o que a equipe precisa em um ambiente só, o que torna o processo ágil e evita desperdícios financeiros e de tempo.
Facilidade da gestão e empoderamento na tomada de decisão
Uma vez que é possível acompanhar indicadores e resultados através de panoramas robustos e recheados de dados relevantes ao processo, a tomada de decisão por parte de gestores se torna muito mais assertiva e embasada.
A aliança entre as ferramentas de BI e o departamento de vendas não é somente um diferencial, mas uma prática cada vez mais essencial dentro de qualquer organização que queira agregar eficiência e precisão em seus processos internos e se manter competitiva no mercado.
Mapear o perfil de um cliente cada vez mais seletivo e analítico é um processo complexo que vai exigir cada vez mais precisão e subsídio de informações de negócio por parte das organizações, enfatizando ainda mais a importância da aliança entre BI e vendas.
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testando comentário mais arualizado
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Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
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