Vivemos hoje uma era movida por dados. Com o avanço da tecnologia, as empresas podem mensurar todos os aspectos que interferem em seu desempenho. Mas, você sabe como exatamente usar essas referências para obter vantagem competitiva?
Tal conhecimento é importante não só para um uso consciente dessas referências, como para ter um entendimento mais aprofundado do negócio.
Se o assunto desperta o seu interesse, leia o post até o final!
Qual a importância da inteligência de mercado?
O uso de dados está intimamente ligado à inteligência de mercado, que nada mais é que o processo de coletar e monitorar dados, transformando-os em informações úteis para que a empresa consiga melhorar as próprias estratégias e alcançar resultados mais satisfatórios.
A aplicação da inteligência de mercado ajuda a antecipar tendências e riscos, preparando a organização para mudanças inevitáveis e evitando que ela se torne obsoleta.
Porém, para que os dados tragam realmente um diferencial, é preciso cuidado nas análises e uma aplicação prática de todo o conhecimento que proporcionam.
Como o uso de dados ajudam na vantagem competitiva?
Fazendo uma análise cuidadosa e utilizando as informações de maneira correta, a empresa pode sair na frente em diversos aspectos. Destacamos os mais importantes.
Melhora a tomada de decisões
Com as ferramentas avançadas que as organizações dispõem, é possível identificar ameaças externas e problemas internos de maneira muito clara. Os dados permitem análises mais aprofundadas e uma visão holística do negócio.
Toda essa transparência traz uma segurança muito maior à tomada de decisão. Os gestores não precisam mais definir os próximos passos sem saber exatamente as consequências. Eles já têm uma ideia mais definida sobre o que esperar e dos resultados positivos e negativos.
Identifica e corrige falhas
Gargalos na produção são comuns e muitas vezes passam despercebidos. A avaliação cuidadosa dos dados ajuda a identificar problemas nos processos internos e a promover correções e mudanças capazes de impulsionar os resultados, além de proporcionar um uso mais inteligente dos recursos.
Ou seja, com as ferramentas apropriadas, a empresa consegue fazer mais, em menos tempo e com menos dinheiro. Isso traz uma enorme vantagem competitiva e consegue deixar a organização pronta para aproveitar oportunidades e acompanhar atualizações, inevitáveis em qualquer nicho de atuação.
Melhora a relação com o cliente
Compreender os desafios e as necessidades dos clientes é condição básica para qualquer organização. Com um banco de dados atualizado, as referências sobre consumo e a preferências dos consumidores ficam bem nítidas.
A partir desse ponto, é possível criar novos produtos e soluções, melhorar o atendimento e estabelecer uma relação mais próxima, fidelizando o cliente e fortalecendo a marca.
Não limite a aplicação de dados apenas a essas três possibilidades que citamos aqui. Elas são alguns dos pilares para uma maior vantagem competitiva, mas também vale avaliar outras opções, de acordo com a realidade do seu negócio.
Se precisar de ajuda para avaliar os indicadores e saber como utilizar a inteligência de mercado a seu favor, entre em contato conosco! Podemos montar a estratégia ideal para a sua corporação!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]