A licença de um software é um dos assuntos mais procurados pelo fato de acarretar transtornos para empresa em caso de uso irregular. Como está o seu nível de conhecimento sobre o modelo de licença Power BI?
Se você parou, pensou e sentiu que pode ter mais domínio sobre o assunto, aproveite a oportunidade e continue a leitura!
O que é o modelo de licença Power BI?
Primeiramente, é preciso entender o que é o modelo de licença Power BI. Sendo assim, o licenciamento de uma ferramenta funciona como um contrato firmado entre a fabricante, no caso a Microsoft responsável pelo desenvolvimento e distribuição do software, e a empresa que vai utilizá-la. Por isso, o modelo de licença Power BI tem como finalidade proteger o desenvolvedor com os devidos direitos autorais, ou copyright.
Quem pode comprar e atribuir licenças?
Para efetuar a aquisição e atribuir licenças de serviço, é necessário que uma função de administrador seja concedida, geralmente à gerência, TI ou ao proprietário da empresa. Para definir as funções de administrador, basta acessar o centro de administração do Microsoft 360 ou do Azure Active Directory.
Nesse sentido, a mecânica de função e quais tarefas podem ser realizadas pelo usuário, de compra a licenciamento, funciona da seguinte maneira. Veja:
- comprar serviços e licenças — administrador de finanças e global;
- gerenciar licenças — administrador de licenças, usuários e global.
Como funciona o modelo de licença do Power BI e seus tipos?
Agora que os modelos de licença e os níveis de usuários ficaram claros, vamos apresentar os formatos de Power BI que a Microsoft comercializa. Confira!
Power BI gratuito
É possível ter o serviço de forma gratuita. Basta criar a conta com o e-mail corporativo. Contudo, o serviço tem recursos limitados. Com isso, é possível atualizar as informações utilizando até oito vezes ao dia, assim como o streaming de dados, e criar links públicos.
Além disso, o serviço conta com um Workspace de 10 GB de capacidade para armazenamento de dados, sendo permitido o upload de arquivos com até 1 GB de tamanho.
Power BI Pró
Nessa versão da ferramenta, é possível o compartilhamento de dados. Da mesma forma, é possível criar e compartilhar novos Workspaces, assim como aplicativos. Vale lembrar que esse compartilhamento só é possível entre contas que sejam Pró.
A forma de atualização das informações utiliza Dataflows para evitar a repetição das atualizações. O armazenamento nesse tipo de licença é de 10 GB por usuário, independentemente da quantidade de pessoas que vão utilizar. O limite de dados que podem ser subidos por vez se mantém em 1 GB.
Power BI Premium
Aqui o formato de licença muda. Nas licenças Gratuita e Pró, as licenças são aplicadas por usuários, enquanto na Premium ela é atribuída por Workspace. Ou seja, se houver um usuário com a licença Pró que criou um app, geralmente o compartilhamento pode ser executado somente com Pró, como já explicamos.
É importante reforçar que para evitar problemas com a performance da ferramenta, assim como eventuais penalidades pelo uso não regularizado, os modelos de licença de Power BI são essenciais. Afinal, a qualidade do que a empresa entrega ao consumidor final é o reflexo das ferramentas que utiliza.
Esse conteúdo fez sentido para você? Então, siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn para ficar por dentro das novidades do setor.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]