Muitas empresas utilizam a análise e a compreensão de dados gerados a partir da integração com Power BI para tornar as suas operações mais produtivas, inteligentes e competitivas. Você já ouviu falar sobre esse conceito?

Se ainda não, vamos explicar de maneira simplificada. O Power BI é uma ferramenta desenvolvida e distribuída pela Microsoft que permite às empresas consolidarem as informações provenientes de fontes diferentes, como Office e OneDrive. Com isso, os dados são relacionados de forma intuitiva e visualmente interativa.

Agora que ficou claro o conceito, a nossa pergunta é outra. Você sabe como funciona a integração de Power BI com outros recursos da Microsoft? Veja agora!

O que é e para que serve a integração Power BI de dados?

Integrar dados de diferentes fontes no Power BI é entender com mais propriedade sobre os clientes, o mercado e o próprio negócio. Na prática, é possível visualizar em uma única tela como departamentos e informações aparentemente sem conexão podem fornecer insights e ajudar a melhorar os resultados.

Portanto, a integração Power BI de dados é uma aliada indispensável na manutenção da relevância e na competitividade de uma companhia.

Como funciona essa integração?

O processo começa com a obtenção de dados de várias fontes, que podem ser desde planilhas do Excel até um relatório do Google Analytics, por exemplo. A próxima etapa é a importação ou a conexão direta (que não armazena dados no arquivo do Power BI).

O terceiro passo da integração dos dados é a transformação. Aqui, são feitos procedimentos como limpeza, filtragem, renomeação e criação de colunas, além de agregações e muito mais. A ideia é tornar os registros aptos para serem analisados posteriormente.

Prosseguindo, na etapa de combinação de dados, o Power BI oferece recursos para mesclar tabelas. Isso é feito pelas colunas comuns (join), a união de dados de diferentes fontes, ou ainda, a fusão de registros, visando a criação de conjuntos de dados mais completos.

Após a combinação, ocorre a modelagem dos dados. É nesta etapa que são definidos os relacionamentos entre tabelas e criação de hierarquias, bem como medidas e colunas calculadas para facilitar análises mais complexas.

Em seguida, temos a atualização e o agendamento. É possível configurar, no Power BI, a atualização automática dos dados, tanto agendando quanto acionando eventos específicos. Este procedimento assegura que a equipe sempre trabalhe com informações recentes, o que facilita a tomada de decisão e possibilita o aumento da vantagem competitiva.

Por fim, os dados são visualizados e analisados. Isso envolve o uso de gráficos, mapas, tabelas, dashboards e vários outros tipos de representação visual.

Em resumo, podemos dizer que a integração consiste nos seguintes passos:

  • obtenção de dados de várias fontes;
  • importação ou conexão direta;
  • transformação;
  • combinação;
  • modelagem;
  • atualização e agendamento;
  • visualização e análise.

Por que fazer essa integração?

Uma razão bem convincente para considerar a integração Power BI de dados é que eles crescem em volume em pouco tempo. Na prática, isso implica o uso de uma ferramenta robusta que consiga extrair conhecimento desses dados, bem como pessoas com capacidade analítica e expertise para tomar boas decisões.

A seguir, confira as principais vantagens dessa integração!

Acessibilidade

O Power BI não existe apenas na versão desktop. Para promover mais mobilidade e acesso, também é possível abrir a ferramenta em dispositivos móveis, na sua versão mobile. Assim, os dados necessários para extrair inteligência de negócios podem ser visualizados em tempo hábil, facilitando o trabalho do colaborador e a tomada de decisão do gestor.

Várias possibilidades

Na internet, existe uma infinidade de fontes para a extração de dados. Nesse sentido, o Power BI consegue se integrar a várias delas, e o processo é rápido e simples, permitindo a combinação e visualização desses registros. Algumas dessas fontes incluem:

  • Google Analytics;
  • Excel;
  • SQL Service;
  • Mailchimp;
  • páginas web.

Segurança

Quem trabalha com dados sabe que existem níveis de acesso. A ideia é eliminar o risco de alterações que podem comprometer a integridade desses registros, resultando em problemas para a empresa.

Dado o contexto, o recurso que o Power BI utiliza é a Segurança em Nível de Linha — ou Row Level Security. Explicando brevemente, são especificados os filtros que darão ou não o acesso aos dados inseridos na ferramenta.

Implementação barata

O Power BI, ao contrário de outras ferramentas tradicionais, é usado no modelo SaaS, ou Software por Assinatura. Isso significa que os gastos com licença e manutenção, por exemplo, não ficarão do lado da empresa, mas, sim, do fornecedor da solução. Com um pagamento mensal acessível, é possível ter muitos recursos que ajudarão o negócio a desenvolver uma cultura organizacional orientada por dados.

Relatórios personalizados

Relatórios são o norte que as empresas precisam para melhorar os seus resultados. O Power BI permite a geração de análises personalizadas, podendo reunir em um único documento informações financeiras, indicadores de marketing e performance dos colaboradores, por exemplo.

Quais são os benefícios dessa integração?

Nas empresas, o processo decisório é fundamental para o sucesso ou o fracasso. Nesse sentido, a integração de dados ajuda gestores e equipes a serem ágeis e efetivos na hora de realizar quaisquer ações corretivas.

Por exemplo, um produto pode estar vendendo pouco porque o consumidor acha caro. Logo, isso tende a indicar um processo ineficiente de precificação, que precisa ser ajustado ou refeito.

Uma vez que as decisões são acertadas, a empresa vende mais e se destaca no seu segmento. Mas é desejável que esses números se mantenham por muito tempo, e a análise de dados é extremamente útil em cenários futuros.

Na prática, quando se trabalha com dados integrados, é possível obter cenários de mercado, tanto atuais quanto futuros. Assim, a empresa pode sair na frente do concorrente e vender mais.

Podemos, ainda, citar como benefício da integração de dados no Power BI a identificação de oportunidades, que podem ser, por exemplo, o surgimento de uma nova demanda de mercado, ocasionando o aumento no mix de produtos ou serviços de uma empresa.

Conhecer bem o cliente é o segredo para qualquer negócio se manter forte em seu segmento, e a integração de dados fornece todos os meios necessários para a personalização não apenas de produtos e serviços, mas também para o melhor atendimento ao público.

Como é a integração do Power BI com o Office?

A integração entre as ferramentas proporciona uma interpretação mais convincente, insights valiosos (com a compreensão rápida de determinada situação) e apresentações interativas e impactantes.

Quando esse processo é executado da maneira correta, as pessoas dos mais diferentes setores conseguem aumentar o valor do seu trabalho com dashboards em tempo real, compartilhamento de relatórios e informações, assim como colaborar de forma mais eficiente para o aumento da competitividade no mercado.

Além disso, muitas tarefas que levariam dias para serem realizadas são executadas em poucos minutos e de maneira mais precisa, objetiva e inteligente.

Como funciona a integração com o Microsoft Azure?

Assim como o Office, o Microsoft Azure, quando aliado ao Power BI, traz algumas funcionalidades que auxiliam na análise e inteligência de dados. Confira as principais vantagens dessa integração:

  • recursos de Analytics: o Azure Synapse Analytics é um software que permite a análise ilimitada de dados que reúne data warehouse e pesquisas de Big Data;
  • gestão de dados: oferece a possibilidade de conectar e moldar os dados. A plataforma em nuvem permite a integração dos trabalhos e operações;
  • Azure Databricks: é responsável pela análise de informações em grande escala com o suporte da tecnologia Spark. Com isso, é possível converter dados em relatórios operacionais e painéis analíticos;
  • Machine Learning: com a Inteligência Artificial da Azure, é possível ter à disposição assistentes inteligentes, que criam modelos de relatórios e otimizam a rotina profissional;
  • proteção de sistemas: a integração com Power BI permite que a empresa atenda às conformidades da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), configurando os padrões de defesa e privacidade do sistema.

Vale lembrar que é fundamental contar com uma equipe especializada para evitar maiores transtornos. Além disso, o processo de implementação deve ser gradativo, pois isso reduz a curva de aprendizado por parte dos colaboradores, ajudando-os a extrair o máximo dessa integração.

Quais são as particularidades da integração com o sistema Fenícia ERP?

O ERP Fenícia é uma solução empresarial completa, que integra vários recursos da empresa em um só lugar de uma maneira rápida e simplificada. Por isso, a sua integração com o Power BI é feita de forma muito tranquila.

Do faturamento ao controle de estoque e à integração de e-commerce com lojas físicas, quando a integração com Power BI é executada, é possível, além das análises fiscais e operacionais, prever o comportamento do cliente.

Por fim, compreender as particularidades dos softwares e sistemas que a sua empresa utiliza, bem como as possibilidades que a integração com Power BI oferece, melhora a competitividade do seu negócio e contribui para o sucesso e a expansão da organização.

Como a Know Solutions pode ajudar?

A nossa empresa tem conhecimento, expertise e experiência na integração de dados no Power BI. Dessa forma, podemos oferecer ajuda especializada ao seu negócio, resolvendo desde problemas mais gerais até aqueles mais específicos.

Entendeu o funcionamento da integração com Power BI de dados? A Know Solutions pode ser a sua parceira de implementação da ferramenta, pois temos profissionais capacitados e competentes que vão auxiliar em todo o processo de incorporação da solução ao seu negócio!

Entre em contato conosco e entenda melhor porque a Know Solutions é a empresa ideal na hora de implementar o Power BI no seu negócio!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.