As ferramentas de Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) estão ganhando cada vez mais mercado nas empresas que desejam melhorar a experiência do cliente. Trata-se de uma tecnologia capaz de coletar e analisar informações sobre os consumidores que podem impactar o desempenho das organizações.
Com a concorrência acirrada, é fundamental não apenas recolher dados, mas saber analisá-los, a fim de tornar as tomadas de decisões cada vez melhores e com menor incidência de erros. Confira o nosso post e veja como o BI pode ser útil para o seu negócio.
O que é Business Intelligence?
Como dissemos, o Business Intelligence (ou BI, como é comumente chamado) é uma tecnologia focada em coletar e analisar dados de maneira prática e rápida, com o intuito de melhorar a prestação de serviço da empresa.
Praticamente todas as atividades que fazemos na internet e fora dela geram rastros que podem ser utilizados no aperfeiçoamento dos trabalhos — e é por isso que as informações são valiosíssimas na atualidade. Porém, não adianta apenas coletar dados de maneira aleatória. É preciso saber agrupá-los, analisá-los e utilizá-los de maneira efetiva dentro das decisões tomadas.
Dentro de uma empresa, ele pode ser aplicado em diversas áreas, como comercial, financeiro, marketing, atendimento ao cliente, Recursos Humanos e várias outras em que seja possível identificar oportunidades ou riscos empresariais.
Como as ferramentas de BI podem ajudar o seu negócio?
Quando falamos em BI, o primeiro benefício mencionado é a capacidade de coletar e analisar dados para a tomada de decisões mais certeiras. Esse é, com certeza, dos principais pontos relacionados ao assunto.
Mas como isso acontece? E como alcançar tais benefícios? Para que seja possível aproveitar a tecnologia ao máximo, é necessário conhecer as ferramentas disponíveis e entender o que cada uma é capaz de oferecer.
Os sistemas de BI geram relatórios valiosíssimos. Alguns são pré-formatados, baseados nas diretrizes determinadas pela empresa, e outros podem ser mais personalizados. Ou seja, quanto mais customizável a sua ferramenta for, mais resultados você conseguirá retirar dela.
É fundamental, ainda, entender qual é a relevância de cada dado colhido e analisado e qual é o impacto que ele trará, uma vez que não há fórmula de sucesso pronta.
Nem sempre a falta de lucro de uma empresa significa ausência de clientes, por exemplo. Pode acontecer de a gestão tomar decisões financeiras equivocadas, como uma folha de pagamento sobrecarregada, a ausência de planejamento tributário ou um pós-venda ruim, que não gere a fidelização da clientela.
Esse é o tipo de relatório que, quando gerado, poderá mudar o rumo da organização. Abaixo, listamos alguns benefícios que o BI pode trazer para a sua empresa.
Amplia a competitividade
O Business Intelligence amplia a capacidade competitiva, uma vez que fornece mais informações sobre o seu funcionamento da empresa, o comportamento dos consumidores, dos colaboradores e também do mercado.
Ao aumentar a capacidade de visão sobre como o público está respondendo aos estímulos que a sua organização oferece, a tarefa de encontrar oportunidades e corrigir erros — seja na produção ou no atendimento ao cliente pré ou pós-venda — se torna muito mais acertada e coerente.
Unifica as áreas
Cada setor dentro de uma empresa segue mantendo a sua expertise e o seu trabalho, no entanto, a tomada de decisões se torna mais ampla, uma vez que as ferramentas de BI entregam dados mais completos a todas as equipes.
Dessa maneira, a avaliação de erros, falhas e oportunidades não fica mais tão restrita, e isso permite uma análise mais completa do todo, capaz de identificar processos externos que possam impactar negativamente ou positivamente nos resultados das outras áreas.
Melhora a experiência do cliente
As ferramentas de BI também são capazes de entregar uma experiência mais acertada e coerente para o cliente. Isso porque elas identificam padrões e tendências, fazendo com que uma empresa aumente o investimento em determinado produto ou serviço ou, até mesmo, melhore a maneira como a comunicação é estabelecida.
Muitos negócios se concentram em angariar novos consumidores e se esquecem que fidelizar os antigos custa muito menos e traz um retorno igualmente ou até mais positivo do que a ampliação da base. Portanto, o BI auxilia as equipes de marketing, pré e pós-venda a entregarem experiências diferenciadas e que façam, inclusive, com que o cliente se disponha a pagar mais por causa da qualidade do serviço prestado.
As ferramentas de Business Intelligence podem ser utilizadas nas mais diversas frentes dentro de uma organização. A Know Solutions oferece soluções customizáveis e permite que o gestor defina as melhores métricas e pontos que devem ser avaliados.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as ferramentas que temos à disposição.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]