A internet veio revolucionar completamente as nossas vidas, alterando significativamente a forma como comunicamos, como trabalhamos e até como consumimos. Rapidamente as empresas e as marcas perceberam o potencial da internet, que se tornou fundamental para o seu sucesso comercial. Afinal de contas, as suas vantagens são inúmeras.

De facto, a world wide web permitiu derrubar barreiras e aproximar as pessoas, num processo de globalização galopante. Qualquer empresa deixou de ter um alcance local para se tornar numa marca internacional, aumentando as suas possibilidades de negócio. Além disso, a net está aberta todos os dias, 24 horas por dia, independentemente do horário, de férias ou de festividades. E tudo isto sem custos adicionais.

Assim, as empresas que não estão na internet é como se não existissem. Contudo, tendo em conta a concorrência feroz existente na rede, não basta estar presente, é preciso também sobressair por entre a espuma da rebentação. Por isso, é muito importante ter um bom website, funcional, intuitivo e alojado num servidor de confiança. Pode ler mais sobre os servidores de maior confiança para a sua página, mas existem ainda outras características a ter em conta e consideração, nomeadamente o tipo de servidor. É para o ajudar nessa demanda que preparámos o guia seguinte. 

O que é um servidor?

Antes de continuar, importa perceber o que é um servidor e para que serve. De uma forma muito simples, podemos definir o servidor como a máquina e o software responsável por armazenar um ou vários websites online. Ou seja, um website é composto por código que, por sua vez, é armazenado no disco rígido desse servidor, sendo responsável pela comunicação entre a página e o computador do utilizador que lhe pretende aceder.

Podemos tomar um exemplo prático para ajudar a perceber melhor esta ideia. O servidor é o alojamento de cada página da internet na rede, ou seja, o local onde vai morar. E tal como as pessoas, que podem viver em apartamentos, vivendas ou condomínios partilhados, também os servidores apresentam diferentes características que encontram paralelismo nessa metáfora. Ora vejamos.

OS SERVIDORES PARTILHADOS
Utilizando ainda a metáfora anterior, os servidores partilhados ao os apartamentos da internet. Ou seja, utilizar um servidor partilhado é como viver num complexo de apartamentos em que, apesar de cada residente ter o seu, acabam por partilhar recursos comuns. Só que aqui, em vez de partilhar a garagem ou a piscina, estará a partilhar o espaço disponível no disco rígido do servidor ou a respectiva memória RAM. 

Esta é uma solução muito comum no que diz respeito ao alojamento de sites porque é também a mais económica, tornando-se assim na mais viável para as empresas que estão a lançar-se no mercado. São, no entanto, servidores mais lentos, que se ressentem quando existem muitos utilizadores na rede. Ou seja, se está a montar um site de comércio electrónico e necessita de ter muitos utilizadores em simultâneo no seu site, esta não é a opção mais recomendável.

Os servidores VPS/CLOUD Server

Se os servidores partilhados são os condomínios da internet, então os servidores VPS/Cloud Server são os condomínios privados desta metáfora. Ou seja, continuam a existir recursos partilhados, mas a maioria são da inteira responsabilidade do utilizador. Este pode ainda escolher aqueles que mais necessita de acordo com as suas reais necessidades, o que significa que é uma óptima opção para quem sabe exactamente o que precisa.

Ou seja, é a opção ideal para páginas inovadoras, com uma margem de crescimento grande a curto e médio prazo. É uma solução um pouco mais cara do que os servidores partilhados, mas que oferece uma maior autonomia ao seu cliente, para além de disponibilizar uma experiência mais optimizada para os utilizadores, graças às suas máquinas de alto desempenho. Afinal de contas, existem mais formas de melhorar a gestão da sua empresa, sendo que algumas delas não são tão visíveis a olho nu quanto outras.

Os servidores dedicados

Finalmente, menção aos servidores dedicados, as vivendas da internet. Ou seja, ao alojar o seu site num servidor dedicado estará a ganhar total autonomia na sua página, podendo fazer o que bem entender sem ter qualquer tipo de limitação. Isso deve-se ao facto de não ter que partilhar recursos com outros sites, oferecendo a melhor experiência possível aos utilizadores que visitem o seu site.

Ou seja, esta é a opção ideal para quem precisa de páginas com grande tráfego, disponibilizando vários recursos e serviços. Também é uma boa opção para empresas que têm mais do que um site, já que assim os pode alojar todos no mesmo servidor, sem perder qualidade no desempenho. Obviamente que é a opção menos económica das três possíveis de encontrar no mercado, mas compensa largamente na qualidade do serviço.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.