Afirmar sobre as rápidas mudanças que a tecnologia acarreta aos mais diversos setores já deixou de ser novidade há algum tempo. Considerando a velocidade com que essas alterações acontecem, o que é novo hoje, pode se tornar ultrapassado em poucos meses. Isso porque, a intenção é de que, com a tecnologia, sempre sejam criadas facilidades e benefícios para os diferentes ramos.
As formas de comunicar é uma dessas áreas que está em constante modificação. Se antes, o rádio, a televisão, o jornal impresso e a revista eram os meios para se obter informação, hoje, somos bombardeados por notícias o tempo todo. Sites, portais, redes sociais e aplicativos facilitam para que o envio e o recebimento de informações aconteçam de forma imediata e mais prática.
No entanto, não é apenas a forma de passar a notícia aos leitores, ouvintes e telespectadores que evoluiu ao longo destes anos, junto com a tecnologia. As mudanças também aconteceram com as formas de obter esta informação.
Um dos jeitos atuais que têm chamado a atenção nas novas mídias é a forma de obter e cruzar dados e informações para gerar conteúdo. Foi assim, fazendo a análise de dados, que o site FiveThirtyEight se destacou.
O criador da página, Nate Silver, costumava analisar dados para comentar sobre baseball. Porém, insatisfeito com a cobertura midiática das campanhas eleitorais dos Estados Unidos, passou a usar a mesma técnica para analisar o desempenho dos candidatos nas eleições. Combinando as pesquisas eleitorais com análises estatísticas, Nate Silver conseguiu acertar, em 2008, o resultado das urnas de 49 estados, em um total de 50, além dos 35 senadores eleitos. Quatro anos depois, na última corrida eleitoral, o site acertou o resultado de todos os estados.
O desempenho foi tão impressionante que, desbancando grandes nomes dos meios de comunicação, o FiveThirtyEight chegou a ganhar diversos prêmios, incluindo o de “Melhor Cobertura Política”. O então blog de Nate Silver, foi hospedado por uns tempos no site do New York Times e, atualmente, faz parte da ESPN, abordando temas como ciência e economia, além de política e esporte.
Todas as publicações do FiveThirtyEight são baseadas em técnicas avançadas de estatísticas e informações numéricas históricas para a análise de dados. Na mesma busca de criar um conteúdo que vai além do texto, situado com dados, históricos e gráficos que contextualizem o leitor, também está crescendo o site Vox Media.
Esses dois tipos sites de comunicação, além de, possivelmente, se tornarem uma tendência para os próximos anos na forma de fazer jornalismo, demonstram também a utilização prática de business intelligence e o quanto este tipo de tecnologia pode trazer benefícios não só às empresas, mas também a outros tipos de segmentos.
Está buscando por consultoria BI para implantar na sua empresa? Entre em contato com a Know Solutions e faça um orçamento.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]