Você sabe quais são os principais benefícios do Big Data no RH? Não?! Então aqui é o seu lugar, pois elaboramos este conteúdo para falar exatamente sobre isso. Antes de mais nada, é importante deixar claro que a aplicação desse conceito só é possível por meio da tecnologia, mais especificamente pela adoção de softwares específicos para tal fim.
Outra observação pertinente, nesse caso, é que o termo “Big Data” é utilizado para descrever o imenso volume de dados que uma empresa pode gerar em relação ao seu próprio negócio e ao mercado como um todo.
Dito isso, apresentamos a seguir os pontos mais relevantes no que se refere ao Big Data no RH. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Vamos lá!?
Como o Big Data está revolucionando o RH das empresas?
Diversas são as formas pelas quais essa revolução está acontecendo. Uma delas é o fato de que o Big Data permite aos profissionais do setor identificar não apenas os principais talentos da organização, mas qual deles tem o potencial para se tornar um dos líderes em casos de sucessão.
Outra maneira é o uso dessa tecnologia para diagnosticar as lacunas de conhecimento dos funcionários, contribuindo, assim, para uma melhor definição das capacitações e treinamentos.
Além disso, o Big Data no RH também auxilia na identificação dos padrões e tendências comportamentais dos seus colaboradores. Nesse sentido, o cruzamento dos dados ajuda na descoberta dos elementos que os engajam e os motivam — o que é fundamental para torná-los mais produtivos.
Quais são os seus principais benefícios?
Na sequência, mostramos as suas principais vantagens. Confira!
Otimização de tempo
O Big Data agiliza e facilita os processos seletivos. Por meio de sua utilização, o RH da empresa conseguirá realizar a triagem dos candidatos e fazer a identificação dos seus valores de modo muito mais rápido e assertivo.
Análise preditiva
As análises preditivas merecem todo o destaque. Isso porque essa possibilidade dá ao negócio as estimativas de sucesso que um determinado profissional teria em uma função específica caso fosse contratado.
Embora não seja possível obter previsões 100% eficientes, não há o que discutir quanto à verdade de que elas favorecem significativamente os processos de escolha. A probabilidade de que elas se concretizem é bastante considerável.
Contratações mais assertivas
Como consequência das vantagens apresentadas, outra será criada: a maior assertividade das contratações. Escolher quem serão os novos colabores será uma tarefa muito mais fácil, segura e, o melhor de tudo, com mais qualidade!
Para finalizar, pense no impacto que o Big Data no RH pode causar no negócio como um todo. Por promover melhores contratações e identificar os reais talentos da empresa, várias são as áreas que podem tirar proveito da sua aplicação.
Entretanto, não poderíamos esquecer de dizer que para conseguir bons resultados o recomendado é contratar um parceiro especializado em Business Intelligence para aplicar o Big Data no RH.
Por essa razão, entre em contato conosco agora mesmo, nossas soluções são direcionados não somente para este fim, como também para outros igualmente importantes.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]