Devido à sua natureza dinâmica e competitiva, o varejo requer uma gestão de estoques estratégica e eficiente, condição essencial para assegurar desde a disponibilidade de produtos até o crescimento sustentável do negócio. O uso do Business Intelligence (BI) nesse processo é uma iniciativa crescente, uma vez que possibilita análises de dados precisas, facilitando a tomada de decisões.

A ausência de dados reais sobre as operações de entrada e saída de produtos aumenta os riscos de a empresa enfrentar excesso ou falta mercadorias, sendo que ambos os casos acarretam prejuízos. Entender a importância da gestão de estoque com BI é o primeiro passo para evitar esse tipo de problema. Quer saber mais? Neste post, vamos abordar os benefícios dessa ferramenta no varejo. Confira!

Qual a importância do BI no varejo?

O Bussiness Intelligence permite a orientação por dados. Ao disponibilizar dados precisos e bem analisados para o varejo, ele fornece insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores, padrões de compra e tendências de mercado. Esse processo é muito mais complexo quando o varejista utiliza apenas dados brutos.

Com base nesse modelo, a empresa pode adaptar suas estratégias rapidamente e responder de maneira mais ágil às transformações, demandas e preferências do seu público-alvo.

Como o BI otimiza a gestão de estoques?

Você sabe o que é gestão de estoque eficiente? Esse conceito se refere à manutenção de níveis ideais de inventário para atender às necessidades dos clientes, minimizando os custos e maximizando a rotatividade de produtos. Veja, abaixo, como o BI contribui para esse resultado.

Analisa a demanda e previsão

A aplicação do BI na gestão de estoque viabiliza a análise detalhada das tendências de venda, bem como dos padrões de consumo, possibilitando a previsão de demanda futura com maior precisão.

Desse modo, há menos chances de investir em uma quantidade excessiva ou insuficiente de produtos, garantindo que o estoque esteja sempre alinhado ao comportamento do mercado.

Monitora em tempo real

Ter uma visão ampla das atividades relacionadas ao seu armazém é crucial para tomar decisões mais acertadas. Nesse sentido, o Bussiness Intelligence ajuda acompanhar o desempenho do estoque em tempo real, identificando produtos com baixa rotatividade ou excesso em inventário.

Caso perceba um desequilíbrio no volume de mercadorias, a empresa de varejo pode fazer ajustes oportunos nas suas estratégias de reabastecimento e liquidação, melhorando sua eficiência operacional.

Fornece relatórios e insights personalizados

Com a adoção do BI você pode ter acesso a relatórios e dashboards personalizados que auxiliam a detectar oportunidades de otimização no gerenciamento de estoque.

Os gestores do negócio conseguem verificar a quantidade de produtos, ciclos de reposição e custos associados, informações que servem de embasamento para direcionar suas ações, como aumentar o investimento de uma determinada categoria de produtos cuja demanda tenha aumentado.

Quais os benefícios do BI no varejo?

Se aplicado corretamente, com as ferramentas ideais, o Business Intelligence não só melhora a gestão de estoque, como também oferece uma visão mais estratégica e abrangente do negócio.

Por meio dele, você pode se aprofundar nas preferências de seus consumidores, o que colabora para a personalização das campanhas de marketing, em que você pode direcionar ofertas e mensagens específicas, aumentando a conversão de vendas.

Além disso, as informações proporcionadas pelo BI sobre a performance da loja e a dinâmica do mercado permitem a identificação de áreas de crescimento e oportunidades de expansão, bem como uma atuação mais proativa para capturar novos mercados. 

A gestão de estoque é um dos pilares do varejo, pois garante que os produtos certos estejam disponíveis no momento certo, eliminando desperdícios e potencializando suas vendas.

Ao implementar o BI no setor varejista, você passa a ter mais controle sobre seu inventário e suporte para tomar decisões estratégicas, o que resulta em operações mais eficientes e na satisfação do consumidor final. Para tanto, é necessário integrar suas fontes de dados com uma plataforma de BI e configurar dashboards e relatórios que supram as necessidades específicas da sua empresa.

A orientação por dados é um importante recurso para se manter à frente da concorrência. Leia outros conteúdos do nosso blog e descubra outras oportunidades com o BI! 

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.