As notícias falsas têm sido difundidas como nunca, potencializadas pelas redes sociais e o acesso facilitado à internet por dispositivos móveis. A boa notícia é que a tecnologia pode combater as fake news com eficiência.
Neste post, falamos mais sobre esse fenômeno e como a inteligência artificial e o Business Intelligence (BI) podem enfrentá-lo. Confira!
O que são as fake news?
São notícias falsas que reportam fatos incorretos e com um viés mais favorável a determinadas causas. Costumam aparecer em sites mais obscuros e, de modo geral, apostam em títulos de impacto para impressionar o leitor à primeira vista.
A expressão é também utilizada por líderes políticos para desacreditar reportagens de veículos da mídia tradicional, mas o termo se popularizou, de fato, referindo-se à produção de conteúdos que espalham informações inverídicas.
As fake news são turbinadas pelas redes sociais, partindo de nichos específicos e rapidamente compartilhadas por toda a rede. Como essas notícias apostam em títulos sensacionalistas e provocativos, acabam gerando compartilhamentos em massa — mesmo que o conteúdo geral do texto não faça jus à manchete.
Quais são seus impactos na sociedade?
Os danos causados são especialmente sérios quando atingem personalidades influentes, como políticos, artistas e pessoas influentes nas redes sociais. As notícias falsas inundam aplicativos de chat de grande alcance e se tornam virais em poucas horas.
Os impactos atingem áreas prioritárias dos países, como saúde pública, ao replicar dados incorretos sobre vacinação, por exemplo. E podem até mesmo influenciar as eleições com o compartilhamento de dados falsos sobre candidatos e propostas que nem mesmo saíram do papel.
Como o BI e inteligência artificial ajudam no combate?
Gigantes como o Google, por meio de ferramentas de Business Intelligence e inteligência artificial, adotam um esquema pioneiro de ranqueamento de páginas, em que sites que reportam notícias com exatidão são posicionados nos primeiros lugares.
Sites que espalham fake news costumam utilizar um grande número de termos sensacionalistas, seja nas manchetes seja no corpo do texto. Essas palavras são utilizadas para alavancar notícias mais rapidamente, diferentemente do tom mais sóbrio dos meios mais formais de comunicação.
Felizmente, o BI e a inteligência artificial combatem esse tipo de prática com eficiência ao descobrirem e sinalizarem termos sensacionalistas. O rastreamento e a análise de palavras-chave fornecidas por essas ferramentas têm sido fundamentais no enfrentamento às notícias falsas.
Do mesmo modo, as soluções tecnológicas comparam fatos relatados em diferentes páginas. O processamento de linguagem natural (PLN), uma tecnologia ligada à ciência da computação, pode ser incorporado ao uso do BI para descobrir se outros sites estão reportando os mesmos fatos.
O PLN é geralmente associado ao estudo e reconhecimento da voz humana, mas é, também, uma ferramenta ágil para a compreensão de texto por parte das máquinas. Assim, os dados apresentados em notícias potencialmente falsas são comparados com os de outras notícias.
Como vimos no artigo, as fake news se espalham com facilidade por meio das redes sociais e aplicativos de chat. É importante priorizar sites de confiança. Se a notícia apresenta muitos termos de impacto e pouca informação verificável, desconfie e procure outras fontes.
Além disso, o uso eficiente da inteligência artificial, do Business Intelligence e o tratamento adequado dos dados servem para enfrentar diretamente o excesso de fake news e deixar os dados mais limpos.
Gostou do nosso post e quer se informar mais sobre BI e tecnologia? Então, assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações na sua caixa de entrada!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]