Dados se tornaram o ativo mais valioso das empresas. A capacidade de coletá-los e interpretá-los é crucial para a obtenção de diferencial competitivo e consolidação da marca no mercado e na mente das pessoas. Nesse sentido, a Inteligência Aumentada é considerada um meio fundamental para se promover a transformação digital do negócio.

Se o termo Inteligência Aumentada é novo para você, não se preocupe. Ao longo deste conteúdo, vamos falar sobre o conceito, enfatizando os seus principais benefícios e como ele pode ser adotado nas empresas. Ficou interessado em saber sobre o tema? Então continue a leitura até o final!

O que é Inteligência Aumentada?

Dado que a Inteligência Artificial (IA) não confere poder de decisão a um software ou algoritmo, a Inteligência Aumentada surge como uma ferramenta complementar. Em outras palavras, a ideia aqui é unir o poder computacional da IA com as habilidades decisórias do ser humano, promovendo, assim, maior agilidade aos processos e aumento de produtividade.

Quais os benefícios da Inteligência Aumentada?

Enquanto a Inteligência Artificial é útil em análises preditivas e tendências de consumo, por exemplo, a atuação humana vem para extrair insights e tomar decisões com base nesses dados. Por esse motivo é que uma não será substituída pela outra. Acompanhe a seguir alguns benefícios importantes de se adotar a Inteligência Aumentada em uma empresa.

Aprendizagem

Um colaborador com diploma universitário muitas vezes não sai da faculdade com as habilidades necessárias para o mercado. A Inteligência Aumentada pode ajudá-lo nesse sentido, visto que algumas atividades desenvolvidas por ele agora são feitas por um software. Dessa forma, é possível trabalhar melhor o seu potencial criativo, analítico e estratégico, aumentando o valor que ele agrega ao negócio.

Automação

Atividades manuais não só são propensas a erros, mas também prejudicam a transformação digital do negócio. A automação propiciada pela Inteligência Aumentada, portanto, torna os processos mais ágeis e seguros, o que contribui, entre outras coisas, no aumento de diferencial competitivo e obtenção das melhores estratégias para a captação e retenção de clientes.

Novas oportunidades

Ao contrário do senso comum, os avanços tecnológicos não serão destruidores de empregos. Ainda que vários postos de trabalho sejam extintos, muitas vagas surgirão para atividades que antes não existiam. Cabe aqui ressaltar que é necessária a devida qualificação na hora de preencher tais vagas, principalmente com cursos voltados para a área de tecnologia.

Como a Inteligência Aumentada pode ser adotada na empresa?

Soluções tecnológicas exigem planejamento estratégico. Isso significa que a empresa deve ter objetivos bem definidos, do contrário, dificilmente obterá os benefícios da Inteligência Aumentada. Um mapeamento dos processos e suas deficiências é o que permitirá a melhoria contínua deles, de modo a tornar os colaboradores mais produtivos dentro da companhia.

A Inteligência Aumentada é crucial para promover a transformação digital do negócio. Sendo complementar à Inteligência Artificial, permite um processo decisório eficiente, com base em dados confiáveis. Vimos também que ela está relacionada com a automação de rotinas e o desenvolvimento de novas habilidades do colaborador, ambos importantes na obtenção de diferenciais competitivos.

Gostou do artigo e quer se aprofundar no tema? Continue em nosso blog e confira os motivos para adotar uma solução em inteligência de dados na sua empresa!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.