O Business Intelligence (ou BI) é uma tecnologia que auxilia na coleta, organização, análise e monitoramento de dados, e vem se tornando uma das mais importantes da atualidade. Com a quantidade de informações que geramos por segundo na internet e utilizando muitos de nossos eletrônicos, também não poderia ser para menos.

Logo, todos os setores que buscam aumentar o seu desempenho, encontrar oportunidades, minimizar erros e melhorar a experiência do cliente já buscam utilizar tal ferramenta. Quer saber como usar BI na indústria e ampliar os seus resultados? Confira o nosso post!

Como usar BI na indústria?

Como dissemos, o BI é uma tecnologia capaz de organizar milhares de dados e fornecer análises mais precisas, o que impacta positivamente no resultado dos negócios. Quanto mais informações colhidas, agrupadas e interpretadas, mais apuradas são as decisões tomadas pelos gestores. Mas como usar o BI na indústria? Confira os tópicos a seguir.

Integração das áreas

No passado, as áreas dentro de uma empresa trabalhavam de modo muito mais independente. Quando o financeiro identificava prejuízos, por exemplo, cortes eram feitos de maneira aleatória em setores que possivelmente poderiam reverter a situação, mesmo que isso implicasse na diminuição da qualidade ou na baixa satisfação do cliente.

Os consumidores estão cada vez mais críticos e muitos deles se mostram dispostos a pagar mais, se a qualidade de um produto ou serviço se mostrar realmente superior. Ou seja, nem sempre a fórmula do sucesso é o preço mais baixo do mercado. Mas como saber disso? Como entender o que o cliente final deseja? Por meio da utilização do BI.

Melhoria da experiência do cliente

A indústria também deve estar focada em melhorar a experiência do cliente, uma vez que, se o produto entregue for de qualidade, melhor será para as vendas — tanto para os novos consumidores quanto para os antigos.

O BI consegue medir quais são as tendências do mercado, o que mais vende nas prateleiras, como são as críticas nas redes sociais etc. Isso permite o aprimoramento de produtos já desenvolvidos e também de novas linhas com maiores chances de sucesso.

Identificação de oportunidades e erros

O Business Intelligence também permite a identificação de erros e oportunidades muito mais rapidamente. Como as ferramentas são capazes de recolher e agrupar dados em tempo real, a gestão pode perceber de forma mais prática algum indicador que não está indo bem.

Tais indicadores podem ser desde uma diminuição na venda até o aumento de custos fixos, como impostos ou insumos. Da mesma maneira, eles são capazes de identificar algum tipo de tendência em determinado período motivada por um acontecimento em especial.

Ao conseguir enxergar todas essas nuances de maneira mais rápida, a indústria tem a capacidade tanto de corrigir erros e evitar prejuízos, como de aproveitar oportunidades e aumentar os seus lucros.

Aprimoramento dos processos internos

Uma grande dificuldade das empresas e que também afetam as indústrias é a criação, organização e padronização dos processos internos. Eles são essenciais para manter a produtividade, bem como criar uma cultura adequada de gestão. É por meio dos processos internos que falhas e erros podem ser tanto identificados quanto evitados.

No entanto, quando estamos acostumados a fazer algo de uma determinada maneira, nem sempre percebemos que algumas de nossas práticas podem estar obsoletas. Às vezes, uma etapa lá no início é capaz de atrasar toda a produção e fazer com que a produtividade seja impactada. O BI pode trazer essa solução ao entregar o tempo médio e o esforço de cada equipe no desempenho de uma atividade.

É por isso que quanto mais customizáveis as ferramentas de BI forem, mais benefícios elas trarão para o seu negócio, uma vez que a própria gestão pode escolher quais são as métricas e indicadores a serem utilizados.

Viu só como usar BI na indústria é fundamental para melhorar o desempenho da sua empresa, ampliar a produtividade e melhorar os resultados? E o melhor é que é mais simples do que muitos imaginam! Mas, para isso, é fundamental a escolha de uma solução confiável e que entregue as mais diversas ferramentas para o seu negócio.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de mais inovações como esta. Estamos no LinkedIn e no Facebook.

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.