Agilidade e planejamento estratégico são fatores cruciais para qualquer empresa que deseja melhorar sua performance e se consolidar no mercado. Nesse sentido, a automação de processos é uma peça-chave para otimizar as operações e liberar sua equipe para se dedicar mais às questões mais complexas do seu negócio.
Sabe aquelas tarefas repetitivas que demandam muito tempo para serem executadas? Automatizar processos consiste justamente em automatizá-las, reduzindo a intervenção humana e modernizando a empresa, aspecto indispensável para manter a competitividade diante da concorrência.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos abordar os principais benefícios dessa estratégia. Confira!
O que é automação de processos?
A automação de processos é uma estratégia que utiliza tecnologia e softwares para realizar tarefas e atividades tradicionalmente executadas manualmente. Para tanto, é necessário implementar sistemas que gerenciam fluxos de trabalho, processam dados, possibilitam comunicações internas e demais funções sem a intervenção de colaboradores.
Além disso, são adotadas ferramentas de Automação Robótica de Processos (RPA) e de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) para padronizar e acelerar processos repetitivos, a fim de torná-los mais eficientes e consistentes.
Quais os benefícios da automação de processos para a empresa?
Se bem implementada e adaptada às necessidades da sua empresa, a automação de processos pode trazer uma série de impactos positivos, elevando o nível de desempenho das suas operações e de seus profissionais. Veja, a seguir, quais os principais benefícios alcançados com essa abordagem.
Aumenta a eficiência operacional
Ao automatizar os processos, o fluxo de trabalho se torna mais rápido e preciso. Em vez de funcionários dedicarem horas a atividades manuais, a tecnologia pode fazer o trabalho em uma fração de tempo.
Pode-se utilizar a automação para gerenciar pedidos, por exemplo, processando milhares de transações em minutos, algo que seria impossível manualmente.
Reduz os erros humanos
Quando as operações são realizadas por sistemas inteligentes, a margem para erros humanos diminui consideravelmente. Isso porque essas tecnologias seguem regras predefinidas com precisão, evitando falhas comuns em tarefas repetitivas.
Imagine uma organização financeira que automatiza a reconciliação de contas. Nesse caso, o risco de erros de cálculo é praticamente eliminado, o que colabora para relatórios financeiros mais confiáveis.
Economiza tempo e custos
A partir dessa iniciativa, seu time de colaboradores pode se dedicar aos projetos mais importantes e estratégicos para o negócio. A automatização de relatórios, por exemplo, permite que eles interpretem dados e tomem decisões baseadas nessas informações, no lugar de simplesmente coletá-las.
Melhora a qualidade do trabalho
Com processos padronizados e tecnologia avançada, o trabalho ganha eficiência, levando a resultados mais consistentes. Ademais, os colaboradores podem focar atividades que demandem criatividade e gerem mais impacto na satisfação do consumidor.
Aumenta a competitividade
A manutenção de processos manuais pode afundar uma empresa, pois compromete sua capacidade de operar em alta performance e de maneira escalável, podendo ser facilmente ultrapassada pela concorrência.
Por outro lado, a automatização traz rapidez e confiabilidade para os seus processos, o que contribui para um crescimento ágil e sustentável ao longo do tempo.
Em quais áreas a automação pode ser implementada?
Devido à diversidade de tecnologias, a automação de processos pode ser implementada em todas as áreas da empresa. No setor financeiro, pode ser empregada no processamento de faturas.
Na área de recursos humanos, é uma poderosa aliada para a triagem de currículos e gestão de benefícios. Enquanto no atendimento ao cliente, os chatbots podem lidar com perguntas frequentes e solicitações básicas. Já no marketing, ferramentas automatizadas podem gerenciar campanhas e analisar dados.
Para implementá-la, é necessário identificar tarefas repetitivas, selecionar as ferramentas e abordagens certas para automatizá-las, como business intelligence, e integrar soluções aos sistemas existentes. Assim, o fluxo de trabalho é otimizado.
Cada vez mais presente no universo empresarial, a automação de processos pode ser determinante para o seu sucesso. Afinal, ela moderniza suas operações, tornando o negócio capaz de entregar serviços mais eficientes, identificar, reagir e se preparar para as mudanças do mercado.
Achou este post interessante? Leia mais conteúdos do nosso blog e fique por dentro das novidades em tecnologia e uso de dados para empresas!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]