Agilidade e planejamento estratégico são fatores cruciais para qualquer empresa que deseja melhorar sua performance e se consolidar no mercado. Nesse sentido, a automação de processos é uma peça-chave para otimizar as operações e liberar sua equipe para se dedicar mais às questões mais complexas do seu negócio.

Sabe aquelas tarefas repetitivas que demandam muito tempo para serem executadas? Automatizar processos consiste justamente em automatizá-las, reduzindo a intervenção humana e modernizando a empresa, aspecto indispensável para manter a competitividade diante da concorrência.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos abordar os principais benefícios dessa estratégia. Confira!

O que é automação de processos?

A automação de processos é uma estratégia que utiliza tecnologia e softwares para realizar tarefas e atividades tradicionalmente executadas manualmente. Para tanto, é necessário implementar sistemas que gerenciam fluxos de trabalho, processam dados, possibilitam comunicações internas e demais funções sem a intervenção de colaboradores.

Além disso, são adotadas ferramentas de Automação Robótica de Processos (RPA) e de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) para padronizar e acelerar processos repetitivos, a fim de torná-los mais eficientes e consistentes.

Quais os benefícios da automação de processos para a empresa?

Se bem implementada e adaptada às necessidades da sua empresa, a automação de processos pode trazer uma série de impactos positivos, elevando o nível de desempenho das suas operações e de seus profissionais. Veja, a seguir, quais os principais benefícios alcançados com essa abordagem.

Aumenta a eficiência operacional

Ao automatizar os processos, o fluxo de trabalho se torna mais rápido e preciso. Em vez de funcionários dedicarem horas a atividades manuais, a tecnologia pode fazer o trabalho em uma fração de tempo.

Pode-se utilizar a automação para gerenciar pedidos, por exemplo, processando milhares de transações em minutos, algo que seria impossível manualmente.

Reduz os erros humanos

Quando as operações são realizadas por sistemas inteligentes, a margem para erros humanos diminui consideravelmente. Isso porque essas tecnologias seguem regras predefinidas com precisão, evitando falhas comuns em tarefas repetitivas.

Imagine uma organização financeira que automatiza a reconciliação de contas. Nesse caso, o risco de erros de cálculo é praticamente eliminado, o que colabora para relatórios financeiros mais confiáveis.

Economiza tempo e custos

A partir dessa iniciativa, seu time de colaboradores pode se dedicar aos projetos mais importantes e estratégicos para o negócio. A automatização de relatórios, por exemplo, permite que eles interpretem dados e tomem decisões baseadas nessas informações, no lugar de simplesmente coletá-las.

Melhora a qualidade do trabalho

Com processos padronizados e tecnologia avançada, o trabalho ganha eficiência, levando a resultados mais consistentes. Ademais, os colaboradores podem focar atividades que demandem criatividade e gerem mais impacto na satisfação do consumidor.

Aumenta a competitividade

A manutenção de processos manuais pode afundar uma empresa, pois compromete sua capacidade de operar em alta performance e de maneira escalável, podendo ser facilmente ultrapassada pela concorrência.

Por outro lado, a automatização traz rapidez e confiabilidade para os seus processos, o que contribui para um crescimento ágil e sustentável ao longo do tempo.

Em quais áreas a automação pode ser implementada?

Devido à diversidade de tecnologias, a automação de processos pode ser implementada em todas as áreas da empresa. No setor financeiro, pode ser empregada no processamento de faturas.

Na área de recursos humanos, é uma poderosa aliada para a triagem de currículos e gestão de benefícios. Enquanto no atendimento ao cliente, os chatbots podem lidar com perguntas frequentes e solicitações básicas. Já no marketing, ferramentas automatizadas podem gerenciar campanhas e analisar dados.

Para implementá-la, é necessário identificar tarefas repetitivas, selecionar as ferramentas e abordagens certas para automatizá-las, como business intelligence, e integrar soluções aos sistemas existentes. Assim, o fluxo de trabalho é otimizado.

Cada vez mais presente no universo empresarial, a automação de processos pode ser determinante para o seu sucesso. Afinal, ela moderniza suas operações, tornando o negócio capaz de entregar serviços mais eficientes, identificar, reagir e se preparar para as mudanças do mercado.

Achou este post interessante? Leia mais conteúdos do nosso blog e fique por dentro das novidades em tecnologia e uso de dados para empresas!

Leandro Guimarães
Leandro Guimarães
Leandro Guimarães é o fundador da Know Solutions e trabalha com Business Intelligence desde 2009. Possui amplo conhecimento em Modelagem Dimensional, Data Warehouse e na plataforma Pentaho.

Foi aluno de Ralph Kimball, maior referência mundial no assunto, no curso de Modelagem Dimensional realizado pela Kimball University, em Estocolmo – Suécia.

Já ministrou diversas palestras sobre o tema e atualmente mantêm o blog da Know Solutions, com referências sobre Business Intelligence.

Pós Graduado em Gestão de Projetos de Software pela PUC – Paraná. Trabalhou durante 7 anos na empresa Siemens onde participou de projetos em diferentes países.