Hoje, é comum ouvir falar sobre as aplicações do Big Data no mercado. Contudo, muitas pessoas ainda não sabem que é possível melhorar ainda mais essa estratégia de análise de dados.
A cultura Omnichannel tem sido outra revolução tecnológica aplicada aos negócios. E como as duas se encontram? Descubra agora e aproveite para aprender mais sobre ambas!
Cases de sucesso com o Big Data
O Big Data se refere, de modo geral, a um grande volume de dados, estruturados ou não, que são analisados por ferramentas específicas para gerar informações concretas e conhecimento relevante para o negócio.
De forma mais objetiva, podemos conceituá-lo como um conjunto de dados brutos detidos pelas empresas e trabalhados por meio de ferramentas tecnológicas avançadas.
A Nike, famosa multinacional de materiais esportivos, investe de forma maciça em tecnologia e nas ferramentas de Big Data. Com os dados colhidos, a empresa reúne informações concretas sobre seus usuários, principalmente por meio de aplicativos.
O Grupo Pão de Açúcar também se beneficia dos resultados da análise de dados. A empresa utiliza informações retiradas do histórico de compras do consumidor para oferecer descontos personalizados. Além disso, o próprio serviço de wi-fi dentro de suas lojas ajuda a estabelecer padrões e fornece promoções com o cliente já dentro de um dos seus estabelecimentos, incentivando as compras.
O serviço não beneficia somente os consumidores que tencionam pagar pouco. Com o sistema, é possível identificar rapidamente quais são os produtos que precisam de reposição e checar atualizações dos preços nas etiquetas.
Assim, com o Big Data, as empresas podem desenvolver soluções mais personalizadas, estreitando o relacionamento com seus clientes e elevando a sua reputação. Segmentando os resultados por regiões, é possível lançar produtos que atendam às demandas de determinada área.
Cultura Omnichannel
Omnichannel é um termo utilizado para explicar uma tendência atual do comércio que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma organização. Basicamente, trata-se de mesclar os universos offline e online do negócio para transformar tudo em uma grande base de dados de mercado — de modo similar ao trabalho com Big Data.
Assim, a cultura Omnichannel designa a junção entre instrumentos diferentes, como a atuação da empresa nas redes sociais e os pontos fixos de venda do negócio. Desse modo, é possível integrar todas as informações relacionadas ao negócio e facilitar a consulta aos arquivos e o desenvolvimento de soluções personalizadas.
Essa cultura já é amplamente difundida entre as grandes empresas do comércio brasileiro. Um exemplo são as lojas eletrônicas que vendem produtos esportivos com a opção de retirada em um ponto físico ou recebimento em casa, integrando diferentes tipos de interação com esses consumidores.
Outra aplicação do conceito é encontrada quando as empresas que comercializam ingressos para eventos realizam a venda do serviço pela internet, mas oferecem a opção de retirada do bem em determinado ponto físico para aqueles que desejam tê-lo em mãos.
Diferentemente de outras nomenclaturas como Multichannel e Crosschannel, o Omnichannel caracteriza a possibilidade de utilização simultânea dos múltiplos canais do negócio. Nesse modelo, o cliente é o centro das atenções.
Integração entre Big Data e Omnichannel
A sincronização entre os canais do Ominchannel e as soluções de Big Data resultam, portanto, em uma ampla quantidade de informações úteis para a empresa. Isso favorece a agilidade no atendimento por meio de diferentes canais de interação com o cliente.
É interessante notar que ambas as ferramentas são complementares, já que se dedicam a centralizar informações e fornecer uma visão geral e diferenciada do negócio. Por meio do levantamento de dados do Big Data, é possível mapear tendências e fortalecer os canais de comunicação prediletos dos clientes com a ajuda da cultura Omnichannel.
Percebeu como essas tendências podem ser integradas para agregar valor ao seu negócio, independentemente do seu ramo de atuação? Na era da informação, é um grande erro desprezar o cruzamento de dados das aplicações do Big Data e a simultaneidade oferecida pelo Omnichannel para estabelecer padrões de consumo.
Gostou do conteúdo e quer ler mais sobre tecnologia aplicada aos negócios? Então, confira o próximo post e descubra se a sua empresa está preparada para a quarta revolução industrial!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]