Suas decisões de negócios são ancoradas em fatos? Caso a resposta seja negativa, você pode estar dirigindo erroneamente a sua empresa sem ao menos se dar conta disso. Realizar uma análise de mercado pode ajudá-lo a criar um plano estratégico que o coloque no caminho do sucesso.
Quando você faz um estudo de mercado, pesquisa quais produtos e serviços trazem lucro e quais são incapazes de atender às demandas. É possível, ainda, aprender sobre clientes, concorrentes e ambiente de negócios no qual a sua organização está inserida.
Para ser eficiente, a sua análise de mercado não precisa ser difícil ou custar muito dinheiro. Ao longo deste artigo, abordamos alguns pontos que, se observados, podem ajudar você a realizar essa importante tarefa. Confira!
Defina claramente o propósito da sua pesquisa
Existem várias razões pelas quais você pode realizar pesquisas de mercado. Simplificando, os empresários fazem estudos e análises de mercado porque isso ajuda a reduzir problemas e a criar oportunidades. Trata-se de analisar certos pontos do passado para diminuir riscos futuros.
De modo semelhante, é possível, também, avaliar sucessos anteriores para estabelecer estratégias lucrativas.
Antes de iniciar a sua pesquisa, decida se a análise é para fins internos ou externos. Dependendo do propósito que você definir, é possível utilizar os resultados para alavancar as operações comerciais, rever processos, alinhar metas etc.
Determine o seu público-alvo
Obviamente, nem todos os consumidores serão seus clientes. Ao se concentrar em um segmento específico, é mais fácil obter clientes fiéis e incrementar a rentabilidade do seu negócio. Sendo assim, para realizar uma análise de mercado eficiente, você deve ter uma ideia clara do seu público-alvo.
Após identificar o seu público, pesquise a respeito de suas necessidades, interesses e dados demográficos de nichos específicos. Concentre-se, preferencialmente, no tamanho, tendências e possibilidade de crescimento do seu mercado potencial.
Selecione os dados relevantes para a sua análise de mercado
A informação é a sua maior aliada ao realizar uma análise de mercado. Quanto mais dados você reunir, mais úteis e aplicáveis serão os seus resultados.
O seu relatório deve ser imparcial, factual e relevante. Lembre-se de que a compreensão correta do ambiente de negócios permite que a empresa corra menos risco e tome decisões mais assertivas. Como, atualmente, há múltiplas fontes de dados, o desafio é saber separar as informações relevantes das demais.
Se você deseja, por exemplo, que a sua pesquisa aponte a viabilidade de aumentar a participação da sua empresa em determinado mercado, para não se perder em meio a tantos dados considere somente aqueles capazes de fornecer, para a sua análise, informações a respeito das tendências de comportamento do seu público-alvo.
Utilize os resultados para fundamentar ações práticas
Será preciso dedicar parcelas consideráveis de tempo e esforço na realização de uma análise de mercado para o seu negócio. Portanto, assegure-se de que, após completá-la, os resultados terão aplicação prática. Ao se reportar a sócios ou superiores, esteja preparado para demonstrar como você chegou às suas conclusões.
No mundo empresarial certamente há muitos percalços e centenas de “pedras no caminho”. No entanto, a realização de uma análise de mercado eficiente auxilia, você e a sua empresa, a identificar esses problemas e, em certa medida, até mesmo a se antecipar a eles.
Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe este post nas redes sociais e auxilie os seus contatos a realizarem análises de mercado mais eficientes!
[…] Mas, o que são esses conceitos e como se relacionam? Como podem ajudar a empresa a traçar caminhos mais sólidos e otimizar a tomada de decisões? […]
[…] Mas, o que são esses conceitos e como se relacionam? Como podem ajudar a empresa a traçar caminhos mais sólidos e otimiza atomada de decisões? […]
[…] principal objetivo é melhorar a tomada de decisões dentro da empresa, complementado a intuição e experiência dos gestores com informações […]
[…] preditiva utiliza as ferramentas de BD para as análises estatísticas que serão úteis para a tomada de decisões na sua empresa. Por meio do aprendizado de máquina, o sistema é capaz de analisar fatos atuais […]
[…] sejam, é importante ter em mente que as soluções e aplicações já existentes facilitam as tomadas de decisão, aumentando as suas chances de sucesso no […]
[…] a questão-chave é a análise estatística de determinados dados, que permite às escolas e/ou universidades preverem quem são os estudantes […]
[…] Independentemente do segmento em que atua, é importante saber que o uso da tecnologia já vem sendo adotado em processos de tomada de decisão. […]
Olá! Gostei do conteúdo do seu site, muita informação boa, vou recomendar.
A inflamação é eliminada e a amortização articular é normalizada; Extrato das folhas de confrei: com alantoína como substância ativa, este componente vai acelerar a recuperação dos tecidos, restaura a circulação sanguínea e fortalece os ossos, cartilagens e tendões; Glucosamina: presente em todos os tecidos e articulações, este composto é essencial para a recuperação das articulações ao mesmo tempo que estimula a produção de ácido hialurônico; Condroitina: mimetiza o componente natural que constitui os tecidos e cartilagem humana extraído de ossos e cartilagens de peixes e outros animais. parazity.info de parasitas Na fase inicial, dois cursos são suficientes, entre os quais uma pausa de 30 dias é feita. Mudanças degenerativas graves podem exigir até 6 cursos por ano. Composição Artrovex não contém componentes nocivos para o corpo, por isso o produto pode ser usado em uma base regular.
Muito oportuna a exposição da pobreza do plano de governo do Alckmin no que se refere à ciência, e muito útil o retrospecto das atitudes tomadas por ele nesse campo. Há um erro de digitação que talvez valha a pena corrigir: no primeiro parágrafo da seção “Dificuldade com a ciência, no lugar de “1916 deveria estar, obviamente, 2016. Cordialmente, Marcos
Acredito é dentre o mais importante informações para mim.
E sou feliz leitura seu artigo. Mas deve Declaração na
alguns básico coisas, o web site estilo é grande, os
artigos é realmente legal: m. apenas para a direita trabalho,
saúde
Magnífico local. Muitos úteis informação aqui. Eu sou enviá-lo para vários amigos ans adicionalmente partilha no delicioso.
E naturalmente, obrigado para seu esforço!
[…] priorizar e localizar com agilidade a informação que seu negócio precisa, é possível tomar decisões ágeis e determinantes. No longo prazo, isso significa crescimento e melhoria em seus processos e […]
[…] conteúdo fornecido serve de base para decisões, previsão de ações por indicadores de tendências de mercado e consumo e análise de […]
[…] possuindo diversas ferramentas que implementam seu conceito, ajudando várias empresas a tomarem decisões corretas e crescerem cada vez mais. O segundo, mais novo, ainda traz dúvidas e confusão sobre o […]
[…] O Business Intelligence permite aliar intuição com informações de qualidade. Ele disponibiliza informações precisas, que geram insights valiosos para os gestores empresariais. Com base nesta precisão, é possível validar hipóteses intuitivas e ter maior grau de sucesso na tomada de decisões. […]