Todos os dias, administradores em diversas partes do mundo precisam fazer escolhas que impactarão na vida de funcionário ou de toda a cadeia produtiva de uma empresa. Por isso, é de extrema importância a análise da informação sobre os fatores envolvidos em uma tomada de decisão.
Ainda hoje, muitas pessoas apostam no “feeling” e na experiência adquirida durante a carreira. Mas apesar de muito útil em diversos casos, a intuição ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e agilidade!
Essas soluções tecnológicas estão criando uma nova forma de gerenciar pequenos, médios e grandes empreendimentos. Informações precisas obtidas em tempo real aumentam o sucesso de investimentos e dos lucros. Se você quer saber mais sobre como a análise de informações pode impactar o seu negócio, leia o nosso texto de hoje!
Feeling vs tecnologia: quem vence?
Não podemos negar que a intuição desempenha um papel fundamental em nossas vidas. Por diversas vezes, o sentimento de que um projeto representa uma boa oportunidade de negócios nos leva a ter ganhos que uma escolha mais racional não proporcionaria.
No entanto, a tomada de decisões envolve grandes riscos e, cada vez mais, deve ser feita de maneira analítica. Assim, ao executar um projeto focado em números, dados e registros financeiros atualizados, um administrador poderá executar o seu trabalho com mais segurança, ficando imune de problemas muito divergentes com a realidade da situação, por exemplo. Quando um profissional prioriza o que vem de uma planilha e não da mente, ele consequentemente reduz a taxa de erros durante a tomada de decisões.
A execução de uma abordagem mais analítica, baseada na análise de informações, pode ser feita por meio de diversos softwares de gestão. Sistemas de ERP e que trabalham com business intelligence tornam mais prática a verificação de registros. Com isso, administradores ganham uma verdadeira “mina de ouro” administrativa, com o perfil de clientes, o posicionamento de produtos no mercado e o relacionamento com clientes.
Quanto maior a penetração da análise de dados na vida corporativa, melhores serão os indicadores de desempenho utilizados. Eles serão um reflexo do maior comprometimento de uma equipe, na medida em que busca por resultados com informações apuradas e com o auxílio da tecnologia da informação.
Verificações rigorosas e lucros altos
Em época de dinamismo no fluxo de informações, dispor de dados precisos na hora certa com certeza aumenta a competitividade de qualquer empresa. Mesmo em pequenos negócios, o uso de dados incorretos durante um projeto pode prejudicar a sobrevivência da companhia. Isso fez com que a tecnologia tenha ganhado espaço no dia a dia das corporações.
As novas soluções de TI garantem que líderes empresariais façam a correta tomada de decisões. Como a análise da informação de um negócio sempre será feita com base em registros e índices acurados, a taxa de erro será menor. Obviamente, em um mercado como o brasileiro, esse fator pode ser a chave para o sucesso e o ganho de market share consistente!
Vantagens da análise de informações na tomada de decisão
Quando os gestores optam pela análise de informações, é possível coletar inúmeros dados que antes eram praticamente impossíveis de serem identificados. Isso se dá principalmente quando a companhia adota um software que integra e centraliza as informações do negócio, que estão dispersas pelos setores da empresa. Os principais benefícios da análise de dados são:
- redução de custos, pois ajuda a evitar que investimentos pouco viáveis sejam feitos;
- maior confiabilidade, uma vez que as informações podem ser fornecidas em tempo real, com elevado grau de precisão;
- melhores resultados, o que se reflete em indicadores como o ROI, ou retorno sobre investimentos.
Consequências de tomar decisões ruins na empresa
Vale destacar que o software sozinho não é capaz de trazer os resultados esperados. Em outras palavras, os gestores devem seguir algumas etapas que são indispensáveis para que a tomada de decisão seja a mais acertada possível.
Dentre as principais consequências nesse sentido podemos citar a má alocação em recursos do negócio, que pode implicar em prejuízos e impossibilidade de fazer novos investimentos, como a contratação de novos profissionais.
Como usar a análise de informações para reverter esse quadro
Para evitar o problema que foi citado há pouco e outros, é preciso seguir alguns passos que ajudarão o negócio a tomar melhores decisões. Acompanhe as subseções a seguir.
Identificar o problema
O primeiro passo consiste em levantar de forma minuciosa quais as necessidades do negócio. Uma boa forma de fazer isso é por meio de mapeamento de processos, que consiste em um documento contendo as rotinas internas do negócio. Dessa forma, é possível verificar, por exemplo, quais processos podem ser alterados, automatizados ou suprimidos.
Coletar dados
Depois de levantar as necessidades do negócio, deve-se coletar dados que servirão de base para as etapas posteriores. Existem várias formas de fazer isso, como a consulta aos colaboradores da empresa, por meio de entrevistas e pesquisas. Outra forma de coletar é ter acesso às bases de dados da companhia, de modo a visualizar informações de vendas, por exemplo.
Identificar as alternativas
Essa é uma etapa composta pelo brainstorming, onde muitas alternativas surgem. A ideia é colocar na mesa o máximo de opções possíveis para solucionar determinado problema do negócio, de modo a aumentar as chances de se optar pelos melhores caminhos.
Escolher a melhor alternativa
É aqui onde as ideias do brainstorming são refinadas. Além disso, é importante voltar à etapa de identificação e verificar se as alternativas que serão escolhidas estão em conformidade com as necessidades que foram levantadas.
Decidir e acompanhar os resultados
Tão importante quanto decidir é saber se a decisão foi correta. Para isso, é preciso estabelecer indicadores que ajudem nesse diagnóstico. Tal procedimento pode ser feito por meio de pesquisas com clientes e colaboradores. Se os resultados não forem os esperados, ajustes podem ser feitos com mais rapidez, uma vez que as necessidades do negócio foram previamente documentadas na primeira etapa.
A análise de informações é crucial na tomada de decisão na empresa. Como foi visto, existem cinco etapas que, se forem seguidas, podem implicar em vários benefícios ao negócio. Além disso, a tendência é que cada vez mais os achismos e intuições sejam substituídos pela análise de dados no meio corporativo.
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