O volume de informações geradas atualmente por meio de interações com clientes, nas mais diferentes ferramentas, tornou-se um recurso valioso para o desenvolvimento de estratégias que mantenham os negócios sustentáveis e escaláveis. Então, as empresas que descobrem o poder do tratamento de dados tendem a se destacar no mercado.
Com toda essa revolução tecnológica, é natural se perguntar o que fazer com as informações coletadas, como fazer o tratamento de dados adequadamente e como converter tudo isso em resultados. Analisando esse cenário, desenvolvemos este conteúdo para explicar essas questões a você de um jeito simples e prático. Boa leitura!
O que é tratamento de dados e quais os seus princípios?
Quando falamos em processos que utilizam informações pessoais, estamos nos referindo a uma operação que envolve coleta, armazenamento, extração, entre outras atividades que contemplam o tratamento de dados.
Vale lembrar que essa tarefa tem seus princípios em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Dessa forma, eles são divididos em categorias. Confira.
Adequação, finalidade e necessidade
A adequação se refere à garantia de que o tratamento de dados esteja em conformidade com a finalidade das informações que foram cedidas. Por sua vez, a finalidade tem o sentido de limitar o uso de dados e, com isso, estabelecer e deixar claro o objetivo da utilização das informações.
Por último, a necessidade está relacionada ao tratamento que será feito nos dados, garantindo que seja o mínimo possível para se aproximar da finalidade inicial.
Qualidade de dados, livre acesso e transparência
O princípio da qualidade de dados garante pontos como clareza no uso das informações, atualizações, entre outros. Já o livre acesso trata de garantir, ao titular das informações, a integridade dos dados e a compreensão de como será o tratamento.
Quanto ao princípio da transparência, ele assegura, à pessoa que cedeu os dados, informações precisas em relação ao processo de tratamento.
Segurança, prevenção e indiscriminação
Esse é um dos princípios mais importantes no tratamento de dados. Sendo assim, determinadas medidas de segurança são empregadas com o objetivo de evitar acesso não autorizado, alteração e perda das informações.
Complementando, temos a prevenção, que garante que todas as iniciativas de segurança sejam adotadas. Por fim, a indiscriminação fortalece a impossibilidade do uso dos dados para motivos discriminatórios.
Prestação de contas e responsabilização
Para garantir que a LGPD seja aplicada corretamente, temos o princípio da prestação de contas e responsabilização. Com isso, quem realiza o tratamento de dados precisa atestar que todas as medidas de segurança e manipulação das informações estejam em todas as etapas.
Como o tratamento de dados contribui para o sucesso de um negócio?
O tratamento de dados traz muitas vantagens para as empresas. A partir do momento em que um empreendimento entende como fazer uma análise de dados adequada, é possível compreender melhor a saúde do negócio, a produtividade dos processos e o comportamento do consumidor.
Por isso, investir em tecnologias como Power BI permite uma aceleração, um desenvolvimento e uma otimização dos negócios. Além disso, possibilita uma tomada de decisão mais segura e estratégica.
Nós, da Know Solutions, oferecemos as mais completas soluções em Business Intelligence para todos os formatos de empresas, de pequeno, médio e grande porte. Dessa maneira, ajudamos pessoas de forma eficiente e intuitiva para otimizar processos do dia a dia.
Este artigo fez sentido para você? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]