A liderança tem um papel muito importante dentro das empresas. Um líder deve ser o exemplo a ser seguido por seus colegas de trabalho, inspirando admiração e respeito ao seu redor.
E por mais que não haja uma receita ou fórmula, há alguns erros que o líder deve evitar a fim de melhorar a gestão, o relacionamento com os colaboradores e os resultados da empresa de uma forma geral.
Uma equipe motivada é capaz de entregar resultados com qualidade. Ao passo que uma equipe com uma liderança fraca pode representar estagnação e prejuízo para a organização.
Confira, a seguir, 5 erros que o líder deve evitar para inspirar e motivar sua equipe!
1. Tratar todos da mesma maneira
Lidar com pessoas no ambiente de trabalho é um desafio, pois elas pensam e agem de formas distintas umas das outras. E, por isso mesmo, é um erro tratar todos os colaboradores da mesma maneira.
O líder deverá considerar as questões pessoais de cada um, levando em conta o estilo e as principais características de cada membro da equipe. Dessa forma será possível se comunicar de forma assertiva e objetiva com seus colaboradores.
2. Excesso de autoconfiança
Ser confiante é uma característica apreciada, mas achar que poderá solucionar todos os problemas sozinho é um erro que pode ser fatal. Pensar que os colaboradores não são capazes de lidar com determinadas situações é um indicativo de imaturidade profissional.
Um bom líder é aquele que confia e delega as atividades para seus colaboradores de acordo com as competências de cada um, acreditando em suas capacidades.
3. Não compartilhar conhecimento
Guardar informações apenas para si é um grande sinal de insegurança e inexperiência, sendo um erro de liderança extremamente grave.
Como o papel do líder é conduzir a equipe a obter os melhores resultados, não compartilhar conhecimento só fará com que o trabalho seja desenvolvido de uma forma arrastada. E isso pode gerar falta de motivação e baixar a performance da equipe, comprometendo o seu rendimento.
4. Falar mais do que ouvir
Um bom líder é aquele que sabe que ouvir, muitas vezes, é mais importante do que falar. Isso porque é possível mostrar interesse real nas considerações e sentimentos de seus colaboradores, mostrando que se importa com suas opiniões e sugestões.
É importante manter esse canal aberto, principalmente para estreitar a comunicação e trabalhar a confiança com a equipe.
5. Ser precipitado
Saber tomar decisões, principalmente em momentos de tensão, é uma das principais características de um bom líder. E isso envolve não ser precipitado. Para não cometer esse erro, é importante que o líder reúna o máximo de informações antes de tomar alguma atitude.
Ouça pessoas, analise números e reúna o máximo de informações que embasem a decisão a ser tomada. Algumas vezes, tomar decisões precipitadas podem levar a sua empresa para caminhos sem volta.
Depois de conhecer alguns erros que o líder deve evitar, chegou a hora de implementar essas mudanças na rotina da empresa. Você verá como simples mudanças de atitude aumentarão os resultados da organização.
E você, se identificou com algum dos erros citados nesse artigo? O que fez para mudar? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com a gente!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]