Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que a gestão da empresa esteja alinhada completamente com a filosofia da organização.
Não basta oferecer um ótimo produto/serviço se a gerência da empresa não cuidar detalhadamente de todos os processos/etapas que envolvem o negócio. É preciso que o gestor esteja atento aos novos sistemas de gestão, se comunique de forma correta com seus colaboradores e saiba utilizar todas as informações que a empresa fornece a fim de otimizar os processos, internos e externos.
A seguir, separamos 5 dicas para você melhorar a gestão da empresa, trazendo mais resultados e lucro para sua organização. Veja só:
Melhore a comunicação empresarial
A comunicação empresarial é uma excelente ferramenta de gestão, e pode ser utilizada para melhorar a comunicação e aproximar todos os setores da empresa — o que causa grande impacto na vida da organização e no seu fluxo de informações.
Hoje, é possível melhorar a comunicação empresarial por meio das novas tecnologias, o que quebra as barreiras físicas e pessoais para transmitir informações. Dessa maneira, setores distintos podem se conectar e trocar informações importantes, agilizando processos e otimizando as operações.
Se adapte a novos sistemas de gestão
Um dos grandes problemas dos gestores mais tradicionais é não abrir a mente para novos modelos de gestão, mais eficientes e focados em estratégias distintas, com o intuito de otimizar os resultados de sua empresa.
É preciso se renovar e apostar em novos sistemas para se adaptar as novas necessidades do mercado, conhecer a nova geração de consumidores, etc. Métodos mais modernos como o Lean, Kanban e Scrum são mais indicados do que os modelos antigos e ultrapassados.
Busque sempre qualificação e aprendizado
O aprimoramento é uma das ferramentas mais poderosas na gestão, principalmente se o gestor estiver alinhado com os novos métodos do mercado e as ferramentas mais eficientes.
Como uma gestão eficiente é um processo contínuo e não um processo que será aplicado apenas uma vez, o gestor precisa se qualificar à medida que sua empresa necessite — ou seja, sempre.
Mantenha sua equipe motivada
Uma equipe motivada é uma equipe mais produtiva, e o impacto dessa produtividade tem uma quota considerável no sucesso da empresa (e da gestão da mesma).
É preciso criar um pacote de benefícios, realizar reuniões para ouvir a opinião dos colaboradores, e traçar metas remuneradas para aumentar a produtividade.
Utilize um software de BI
Possuir um programa de Business Intelligence é essencial para melhorar a gestão de sua empresa, pois, através do software, é possível trabalhar com informações reais e consolidadas de seu negócio. Isso facilita a tomada de decisões, que terá como fator principal uma base de dados e informações precisas extraídas de suas operações.
Então, se o objetivo é melhorar os processos e otimizar os resultados, a implementação de um software de Business Intelligence se torna indispensável na gestão do seu negócio.
E você, utiliza ou já utilizou alguma dessas dicas para melhorar a gestão da empresa? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência!
Materia muito interessante
Obrigada pelo artigo 🙂 Acho que eu tenho uma equipe que pode obter cada sucesso 🙂 Mas sem kanbantool.com, nao conseguimos arranjar e controlar todas tarefas. Ferramentas digitais podem ajudar bastante – tal como manager ou teamledaer, mas mais suave 🙂 Eu planejo o dia do trabalho com kanban e todas tarefas sao cumpridas. Eu sei que nao cada um gosta trabalhar assim, mas comigo funciona 🙂
Parabéns por trazer a CRISP-DM de volta ao tablado. O “produtocentrismo” que assola o mercardo de BI pressiona os players a comprar o último brinquedo, a seguir a última moda, quando quase tudo que tem algum uso prático já existe há décadas – como o CRISP-DM
Seria legal um artigo um artigo comparando-o com SEMMA. Pode ser muito interessante para quem entrou na área há menos de 20 anos.
Gostaria de entender se a utilização da Big data nas empresas gera algum tipo de desvantagem nas pessoas que lá trabalham ?
Sobre o comentário do João Kechichian, concordo em relação às empresas não terem claro o que querem, e concordo com o Leandro sobre a abordagem de “Qual o seu problema” para dar as sugestões.
Mas vale ressaltar que as empresas não conseguem identificar o que querem por não terem claro um Planejamento Estratégico e objetivos bem descritos. Isso facilita muito perceber quais indicadores serão necessários acompanhar para atingir os resultados esperados.
Bom dia,
Há muita diferença das versões do livro The Data Warehouse Toolkit?
Vejo que ele esta na 3 edição.
Posso comprar apenas a 3 ou devo comprar todas?
Oi Marcos!
Há algumas atualizações com conceitos mais atuais. Não precisa comprar todas as edições não, apenas a 3a já cobre tudo que precisa.
Sim e não. A maior diferença é entre a primeira edição e as restantes. Da segunda edição em diante, quando a Margy Ross assumiu o livro, é tudo mais ou menos o mesmo.
A primeira edição, que por acaso chegou a ser publicada em português, é a melhor, na minha opinião. Ela é mais concreta, menor e mais focada. Se conseguir achá-la, compre. Vale ouro.
eu precisava para compor você uma pouco de note ajudar diga obrigado again com o extraordinário conselhos você compartilhado nesta página . Foi certamente maravilhosamente generoso com você dando abertamente tudo o que muitas pessoas {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | distribuído para um ebook para gerar alguma massa para eles mesmos , especialmente considerando que you poderia ter tried it se você nunca desejado . Those estratégias também agido como outras pessoas tenha semelhante desire como my own entender bom negócio mais relacionado este assunto . Eu tenho certeza há alguns mais agradáveis ocasiões ahead para pessoas que ver seu site
[…] de BI — Business Intelligence ou, traduzindo, Inteligência Empresarial — é justamente o diferencial que uma empresa precisa para tratar dados gerados por vários meios. Veja alguns contextos que podem servir de […]
[…] para aumentar seu lucro ou diminuir seus custos operacionais. Esse é o conceito básico de Business Intelligence utilizado como diferencial […]
Olá Leandro.
Acredito que o potencial da área de Business Intelligence dentro das empresas pode ser maior do que se imagina hoje.
Trabalho com consultoria de B.I. para agencias e empresas, e enfrentamos diariamente dois grandes problemas.
1- Padronização dos dados: Como utilizamos muitas fontes de dados, todo o processo, desde o que a implementação, até a parte operacional, precisa ser muito bem estruturada. Sem o padrão das informações perde-se muito tempo com “correção”, sendo que “tempo” não é o que temos para identificar um padrão, pois no dia seguinte ele pode mudar se não o tratarmos.
2- Pessoas que não sabem o que querem: Corporações não sabem o que querem, logo querem tudo. O problema é que sabemos que não tudo não é necessário, se consegue identificar padrões e otimizações com metade do volume. Sendo assim o processo de otimização passa a ser inteligente para ser operacional.
O futuro da área esta encaminhando para segmentações e clusterizações dinâmicas para analise de Big Data, mas se o processo de todos envolvidos precisa ser muito bem desenhado e a área de B.I. precisa ter este knowhow também.
Obrigado e muito bom seus artigos.
Oi João, obrigado pelo seu comentário! Concordo com você!
Realmente, a padronização dos dados é o ponto mais sensível mesmo. Aqui estimamos em torno de 60% a 70% do tempo em um projeto de BI apenas para esta parte.
Sobre as pessoas não saberem o que querem, aqui vemos como uma certa vantagem. Muitas vezes não é nem exatamente não saber o que querem, mas não saberem o que é possível fazer. Com isso, parte do nosso trabalho aqui é exatamente entender do que o cliente sofre aí então sugerir algumas coisas. Tentamos não ir para uma abordagem de “o que você quer” mas sim de “quais são seus problemas”.
Isso me deu até a ideia de criar um post focado nisso, vou deixar anotado para o futuro!
Existe uma técnica chamada Árvore de Realidade Presente, da Teoria das Restrições, que lida justamente com essa barafunda de problemas e entendimentos. Eu experimentei a mesma frustração que você, João, e decidi resolver esse problema. A imagem https://geekbi.files.wordpress.com/2020/10/bi_toc-crt-x.png é um resumo do que eu tenho até agora.
Adoraria uma contribuição. “O cliente não sabe o que quer” já está lá. “Dados são sujos” e “Dados são bagunçados” me parecem boas adições.
O que você acha? E você, Leandro?