Você sabe quais são os principais erros em Business Intelligence (BI) cometidos pelas empresas? Quando se pensa em uma gestão corporativa de alto nível, não há como ignorar que ela só será possível se as tomadas de decisão forem suportadas por informações de qualidade. E entre todas as tecnologias disponíveis e recomendadas, são as ferramentas de BI as que mais se destacam.
No entanto, aplicá-las, por si só, não é o suficiente para obter as suas vantagens — é preciso saber usá-las e, mais importante, evitar os equívocos. Do contrário, além de não alcançar os resultados que espera, há a possibilidade de você piorá-los ainda mais.
Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar os 4 erros em Business Intelligence que você não pode cometer! Não perca a leitura:
1. Falta de planejamento na implantação
Engana-se quem pensa que a implantação de uma ferramenta de BI se resume apenas à compra e à instalação do software. É necessário planejar e levar em consideração quais são os objetivos da organização.
Além disso, deve-se avaliar também a forma com que esse tipo de solução pode contribuir para a consecução dos resultados. E é justamente a falta de planejamento um dos principais erros em Business Intelligence.
Por essa razão, a dica é simples: procure por uma consultoria especializada, que lhe ajude a planejar e acompanhar a implantação desse instrumento.
2. Não ter bons repositórios de dados
Outro equívoco que merece ser destacado corresponde ao repositório de dados. Nesse sentido, estamos nos referindo à qualidade das informações em que se têm em mãos.
Elas precisam ser confiáveis e atualizadas e, preferencialmente, estar integradas (ou integráveis), sem serem redundantes. Lembre-se: negligenciar a confiabilidade dos dados pode ser uma falha fatal.
3. Falta de integração entre ferramentas
Diante da união de tecnologias que possibilitam o BI a coletar, processar e analisar os dados de uma companhia, é de fundamental importância que haja uma integração entre as ferramentas de negócio.
A questão a salientar, aqui, é que as informações obtidas virão de uma série de diferentes fontes, como clientes, fornecedores e o mercado como um todo. E, normalmente, elas serão coletadas a partir de softwares de ERP, CRM, automação de marketing, gestão de projetos, WMS e outros tantos.
Porém, se elas não estiverem integradas, as chances de confrontação de dados são significativas. Portanto, para se esquivar dos problemas relativos aos desencontros de informação, tenha a certeza de que as suas ferramentas estejam operando em conjunto.
4. Ausência de um profissional capacitado
Não ter um profissional capacitado também está entre os erros em Business Intelligence que você deve evitar. Tenha em mente que colocar “qualquer um” para desempenhar essa solução dificilmente trará o sucesso da sua iniciativa.
Sendo assim, contrate um profissional qualificado ou promova o treinamento de alguém da sua equipe! E, repetindo o que já falamos neste artigo: procure o apoio de uma consultoria com expertise em BI.
Para concluir, não poderíamos deixar de ressaltar que, se você deseja garantir o crescimento da sua empresa e destacá-la perante a concorrência, a aplicação do Business Intelligence é uma obrigação.
Enfim, o que achou deste artigo sobre os erros em Business Intelligence? Gostou? Sobrou alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui para a gente!
[…] implementação de BI na empresa é um processo que requer vários cuidados. Embora traga diversos impactos ao negócio, […]
testando comentário mais arualizado
Boa tarde, no caso decisão assertiva refere-se a decisão certa se entendi bem, porém essa palavra assertiva não tem conotação com acerto, mas refere-se a uma forma de comunicação.
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] é uma solução interessante. Ao utilizar esse tipo de armazenamento com as ferramentas de Business Intelligence, é possível otimizar as consultas e gerações de relatórios, o que permite maior agilidade nas […]
[…] O Business Intelligence é uma extensa categoria de aplicações, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para acumular, analisar e fornecer acesso a dados com o objetivo de auxiliar os usuários a tomarem as melhores decisões de negócio. […]
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
[…] Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia. […]
[…] os seus parceiros, o seu cliente e o seu produto. Com a evolução da tecnologia, os processos de BI (responsáveis por dar ao gestor mais conhecimento sobre o seu mercado) tornaram-se acessíveis a […]
[…] um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais […]
[…] organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das […]
[…] ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e […]