Você sabe o que é Data Science?

Entendo um pouco mais sobre Data Science e como ele tem ajudado diversas organizações.

77061-voce-sabe-o-que-e-data-science

Entre os termos que todas empresas têm ouvido ultimamente está o Data Science. Por mais que você seja um gestor atualizado, você sabe o que é Data Science?

Fizemos este post para responder essa pergunta e mostrar por que essa é uma área cada vez mais inserida na cultura das empresas que buscam vantagens estratégias. Continue a leitura e confira!

O que é Data Science

Um conceito curioso entre os profissionais da área diz que um cientista de dados é uma pessoa melhor em estatística do que um engenheiro de software, e melhor em engenharia de software do que qualquer estatístico. Essa definição passa bem perto da verdade, já que a ciência de dados é um ramo multidisciplinar que busca extrair informações relevantes de um conjunto de dados.

Comumente é necessário processar previamente esse conjunto para adequá-los às análises estatísticas, algoritmos de inteligência artificial e demais ferramentas que são utilizadas. Por isso um dos ramos da ciência de dados é o tratamento dos dados.

Com os resultados obtidos dos dados vem outra grande capacidade que um cientista de dados tem, a de apresentar tais resultados de forma compreensível. Isso é alcançado com figuras, gráficos customizados para cada conjunto de dados ou respostas e, também, de acordo com o nível de entendimento dos interlocutores.

Mas por que com todas essas virtudes essa ciência só está em alta nesse momento? Na verdade a análise de dados sempre foi utilizada pelas empresas, mas com a aquisição de imensas quantidades de dados, as ferramentas antigas já não eram mais suficientes para processá-los.

O que antes era feito por meio de planilhas de Excel e armazenados em computadores locais agora é processado e armazenado na nuvem. Com isso vem outras facilidades, como pagamento apenas das ferramentas de processamento utilizadas e o aumento de ferramentas disponíveis aos cientistas de dados.

As vantagens competitivas e a ciência de dados

A ciência de dados está ligada diretamente à Business Intelligence e às estratégias das empresas. Com soluções que vêm dos dados é possível aumentar a competitividade sob vários aspectos. Vejamos alguns deles.

CRM (Customer Relationship Management)

Em bases de clientes existe informação valiosa para as empresas, que se bem utilizadas podem melhorar a relação empresa-cliente.

Com os algoritmos apropriados, o cientista de dados consegue agrupar e apresentar relações que um simples passar de olhos não perceberia. Esses insights permitem criar necessidades para os mesmos clientes.

Customização

Após análise dos perfis dos clientes, uma empresa pode entender as necessidades e melhorar os produtos que já estão no mercado, além de aumentar as chances de sucesso no lançamento de novos produtos.

Análise de risco

Os aspectos que envolvem o sucesso dos negócios não são apenas provenientes da forma como a empresa é conduzida. Os fatores externos sociais e econômicos, reconhecidamente complexos, também influenciam no sucesso.

Cientistas de dados têm em mãos ferramentas que conseguem descobrir a partir de grande número de parâmetros relevantes, além de prever comportamentos futuros com grande assertividade.

Otimização de processos

Desde a melhor hora para enviar e-mails até a melhoria de contração de colaboradores, com a ciência de dados a empresa otimiza processos ao compreender padrões e classificar respostas.

Essas são apenas algumas aplicações da ciência de dados. Tudo que envolve extrair informações relevantes de conjuntos de dados de qualquer tamanho já pode ser considerada uma solução dessa área.

Com o barateamento da aquisição de dados, armazenamento e processamento, e agora que você já sabe o que é data science, não existem mais desculpas para não dar esse passo à competitividade.

Gostou das dicas e quer conferir outros conteúdos como este? Acompanhe nossos perfis no Facebook e LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba conteúdos em primeira mão!

Depoimentos

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem