Veja 4 mitos do Business Intelligence

Conheça alguns mitos que vemos em Business Intelligence e como evitá-los

Business Intelligence word cloud written on a chalkboard

A quantidade de informações geradas atualmente é imensa. No mercado atual, as empresas que tem vantagem são aquelas que conseguem mensurar e analisar todas essas informações de maneira rápida e objetiva.

Algumas organizações ainda não conhecem o BI (Business Intelligence) ou, quando conhecem, tem medo de não saberem utilizá-lo. Na maioria das vezes, isso ocorre devido ao conhecimento errôneo sobre BI. Para esclarecer alguns deles, neste artigo iremos apresentar os 4 principais mitos do Business Intelligence.

Os mitos do Business Intelligence

1 – É o mesmo que planilha do Excel

Este talvez seja o maior mito relacionado ao BI. Uma planilha do Excel, ou de outro software de operações financeiras e contábeis baseado em folha de cálculo, não é BI. Um software precisa possuir algumas diretrizes básicas para ser considerado um BI, como por exemplo, a velocidade no processamento e o armazenamento de uma grande quantidade de dados.

As soluções em Business Intelligence possuem uma arquitetura voltada para o melhor desempenho possível, com os dados armazenados em grandes servidores na nuvem, diferente das planilhas de folhas de cálculo.

Outra diferença entre eles é que as soluções em BI conseguem padronizar os dados armazenados, facilitando uma análise e recuperação dos mesmos. Já as planilhas não possuem este recurso, podendo assim, ocasionar em perda de informações.

2 – BI é complicado

Por ser um conceito relativamente novo, e ligado à área de tecnologia da informação, existe certo receio de que a utilização do Business Intelligence seja algo muito complicado ou de difícil compreensão.

Atualmente, existem diversas ferramentas de análise visuais, que permitirem que usuários sem conhecimento técnico em TI possam consultar, de forma independente dados armazenados. A criação de relatórios, apresentações interativas, auxiliando na identificação fácil das tendências atuais e na tomada de decisão de uma forma impactante, são também algumas das ferramentas disponíveis.

3 – Business Intelligence é feito para empresas grandes

Como a implantação do BI, tradicionalmente, necessita de uma equipe de especialistas em TI, a utilização desse tipo de ferramenta foi tipicamente considerada somente disponível para grandes organizações.

As vantagens do uso do BI, como por exemplo, transformar dados brutos em insights, que permitem os líderes de negócio a tomar melhores decisões, é tão importante para o sucesso das grandes empresas quanto para o êxito das pequenas.

Existem empresas especialistas em BI que oferecem o serviço de implantação do mesmo. Elas concedem uma excelente oportunidade para as pequenas e médias empresas, que não possuem um setor de TI dedicado para isso e que acreditam que precisam do BI.

4 – Tudo tem que ser analisado

Existe uma crença geral de que o sucesso ao utilizar o BI vem de analisar todos os detalhes dos dados. Este conceito é errado. Se fosse assim, não haveria motivos para deixar de lado as planilhas. O processo de filtrar as massas de dados e elaborar relatórios longos e completos é muito demorado e custoso para os analistas desta área.

Além dos custos, a visualização de todos os dados pode resultar na sobrecarga de informações. Isso pode acarretar na perda daquelas que geram ideias relevantes, uma vez que, essas informações estarão sobrepostas ou escondidas por outras.

Então, é muito importante identificar e priorizar os dados corretos, analisando cuidadosamente as métricas e resultados voltados para os objetivos de negócios, que foram definidos para a empresa. Isso otimiza o tempo necessário para a tomada de decisão.

Tem alguma dúvida a respeito do BI que não falamos neste artigo? Acredita que existem mais mitos do Business Intelligence? Deixe sua pergunta ou opinião nos comentários para que possamos respondê-los!

One response to “Veja 4 mitos do Business Intelligence

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba conteúdos em primeira mão!

Depoimentos

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem