Inteligência de mercado: como sair na frente da concorrência

Veja como a Inteligência de Mercado pode ajudar uma Organização.

94097-inteligencia-de-mercado-como-sair-na-frente-da-concorrencia

“Estar um passo à frente do exército adversário é mais importante do que a superioridade numérica ou os cálculos mais perfeitos”, foi o que disse o Mestre Sun Tzu no livro “A arte da guerra”. Embora escrito com base no cenário militar de 1519, a frase representa perfeitamente a realidade atual da competitividade corporativa.

Embora fatores como a estrutura, escala de atuação e representatividade que a organização possua sustentem a sua solidez de mercado atual, são as habilidades preventivas que a manterão no páreo a longo prazo e agregarão competitividade a ela. É isso que torna a inteligência de mercado tão essencial para a saúde financeira e longevidade da sua empresa.

Confira neste artigo porque a inteligência de mercado é crucial para encontrar, desenvolver e manter o diferencial competitivo da sua organização.

Desmistificando o termo

Comumente referenciada como “inteligência competitiva”, o termo inteligência de mercado representa o processo de analisar grandes quantidades de dados, estruturados ou não, de fontes internas e externas, a fim de encontrar insights que possam ser valiosos para o negócio.

Esses insights podem representar uma tendência de mercado que tem crescido, uma necessidade ainda não atendida, uma insatisfação dos clientes por parte de algum produto ou serviço da empresa, algum padrão de comportamento e afins.

Por meio destas informações, a empresa pode identificar o que o mercado vem projetando para o futuro, permitindo a ela direcionar as estratégias para um público-alvo melhor definido, agregando assertividade nas ações e iniciativas, o que, por conseguinte, manterá a empresa sempre à frente do seu estado atual – e dos concorrentes.

Entendendo o poder da predição para os negócios

Empresas que trabalham com o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos, como Apple, Samsung e Motorola, costumam utilizar esta prática para identificar o comportamento e preferência dos consumidores sobre diversas características dos aparelhos, como tamanho e qualidade da tela, potência do processador, desempenho de câmera e outros.

Para fazer a identificação são analisadas – muitas vezes, em tempo real e com o auxílio de ferramentas de Big Data – informações de diversas fontes, como blogs, redes sociais e pesquisas da própria empresa, permitindo uma lapidação precisa do perfil dos consumidores e, consequentemente, o desenvolvimento de um produto que atende às necessidades do mercado.

Além disso, analisando os concorrentes, é possível avaliar a que nível eles estão atendendo estas expectativas, quais estratégias estão usando para isso e o quão efetivas elas são. Com previsões bem elencadas e produzidas, informações dos concorrentes e do público-alvo, a tendência de obter sucesso nos negócios é muito maior.

Colocando a inteligência de mercado em prática

Existem diversas formas de usar a inteligência competitiva a favor dos processos internos e dos negócios com os clientes. Confira algumas delas abaixo:

CRM

O CRM é uma das mais ricas fontes de dados sobre os seus clientes. Lá, existem informações como as suas preferências em relação aos produtos e às soluções oferecidas pela empresa, o nível de satisfação com estes produtos, com o atendimento, o suporte prestado etc.

Com estas informações você pode identificar o nível de efetividade das soluções oferecidas aos clientes e quais não estão surtindo efeito e que podem ser descartas para poupar tempo e recursos. Estes dados auxiliarão a otimizar processos e negócios.

Mineração de dados com Big Data

A tendência Big Data está ganhando o coração das empresas mundo afora. Trazendo metodologias e ferramentas para mineração e análise de dados, ela vem empoderando o setor de BI na busca por insights valiosos para os negócios.

Permitindo a coleta e análise instantânea e automatizada de informações internas e externas – como blogs, redes sociais e afins – o Big Data dá mais efetividade ao BI da organização por facilitar a análise de mercado e a busca por novas atuações.

Buscar a inteligência de mercado é uma prática essencial para qualquer organização que queira se manter no topo. A agilidade e complexidade com que os negócios acontecem exige que as estratégias sejam cada vez mais certeiras, ágeis e, sobretudo, preditivas. Não dá mais para reagir, é preciso prever.

Encontrou insights bacanas no artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais e dissemine o conhecimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba conteúdos em primeira mão!

Depoimentos

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem