Implantar BI: como fazer o processo e um planejamento de sucesso

Conheça alguns itens importantes no processo de implantação de uma ferramenta de Business Intelligence

implantar-bi--como-fazer-o-processo-e-um-planejamento-de-sucesso6800

Muitos dirigentes de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, têm algumas dúvidas sobre como implementar BI (Business Intelligence – Inteligência de Negócios) para gerar vantagens competitivas. Existem dois pontos-chave a serem observados: planejamento e ferramenta tecnológica adequada.

Fazer um planejamento bem estruturado ajuda a encurtar o prazo de implementação, evitando erros clássicos. Escolher uma boa ferramenta tecnológica de BI melhora a eficácia das decisões tomadas e, consequentemente, traz melhores resultados, especialmente na ampliação dos lucros. Mas como fazer isso? É o que você vai descobrir no post de hoje. Continue a leitura!

Como implantar BI

Equipe

Selecione as pessoas-chave de cada departamento da sua empresa. Junto com eles estabeleça objetivos e metas a serem atendidos e seus indicadores de desempenho. Defina o formato — gráficos, tabelas, relatórios, painéis, infográficos, fluxogramas, etc. — e a frequência de apresentação desejados.

Infraestrutura

Avalie toda a infraestrutura de TI atual da sua empresa e defina o que pode e o que não pode permanecer. Com isso, é possível levantar os custos envolvidos e analisar os benefícios que serão agregados.

Necessidades

Selecione uma ferramenta de BI adequada às necessidades levantadas e com as funcionalidades necessárias, tais como: capacidade de expansão, integração total dos sistemas, formatos gráficos variados de apresentação de informações e disponibilidade de acesso remoto por diferentes dispositivos (mobilidade) em tempo integral e em tempo real.

Fornecedor

Verifique se o seu fornecedor tem experiência relevante em BI. Avalie as condições de suporte e consulte empresas que já utilizam seus serviços para perceber seu nível de satisfação.

Cronograma

Defina um cronograma de implementação de BI que dure, no máximo, seis meses — esse é o prazo médio de implementação das ferramentas mais eficazes. O cronograma deve considerar o tempo adequado para instalação da ferramenta e migração de dados (se necessário), realização de treinamentos de usuários e da equipe técnica de TI e validação de resultados por meio de testes. Somente após concluídas essas três etapas é que poderão ser desativados recursos de TI que se tornaram obsoletos ou inadequados para a empresa.

Os principais erros de implantação

Alguns erros cometidos no processo de implementação de BI podem reduzir sua eficácia ou inviabilizar sua aquisição. Fique atento para evitá-los. São eles:

  • Não envolver todas as pessoas que podem contribuir para um planejamento mais abrangente.
  • Definir um número excessivo de indicadores de desempenho.
  • Escolher ferramenta de BI com funcionalidades inadequadas, excessivas ou sem mobilidade — o que pesa muito no custo de aquisição e não agrega valor na mesma proporção.

Como vimos, um bom planejamento torna o processo de implementação de BI facilmente executável. Lembre-se: dedique tempo suficiente para conhecer a realidade e as necessidades da sua empresa, a fim de ter uma base sólida para realizar um planejamento bem feito.

Esperamos ter contribuído para o seu aprendizado sobre como implementar BI na sua empresa. Este post não pretende esgotar o assunto, mas auxiliar no encontro das melhores práticas para desfrutar de uma implementação de BI que flua com leveza e alcance o sucesso almejado.

E então, já está preparando sua empresa para o BI? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

 

One response to “Implantar BI: como fazer o processo e um planejamento de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba conteúdos em primeira mão!

Depoimentos

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem