Explicando Business Intelligence para quem não entende do assunto

explicando-business-intelligence-para-quem-nao-entende-do-assunto11158

Business Intelligence. Você sabe qual a melhor forma de definir esse conceito que está mudando a forma como empresas utilizam a tecnologia nos seus processos de gestão?

Muitas vezes quem trabalha com tecnologia possui dificuldades para explicar ideias complexas para pessoas que não estão familiarizadas com as novidades da área. Quando se trata de novas tendências, como é o caso das soluções de BI, o desafio pode ser ainda maior.

Se você também enfrenta esse problema e quer saber como explicar o funcionamento do Business Intelligence para outras pessoas, leia o nosso texto de hoje!

Por que explicar novidades é tão difícil?

A tecnologia já está integrada aos processos de várias companhias. Ainda assim, muitas pessoas possuem dificuldades para lidar com novas ferramentas.

Quando gestores de TI encontram novas soluções para os desafios operacionais de uma empresa, muitas vezes eles possuem dificuldades para explicar como o investimento em BI irá causar um retorno positivo nas receitas da companhia.

Parte disso ocorre pelo fato de o investimento em TI ser associado à exigência de só poder ser realizado com uma grande quantidade de recursos financeiros. Além disso, ainda que muitas soluções hoje estejam acessíveis por um baixo valor (como é o caso dos serviços de computação em nuvem), o calculo do ROI pode não ser, a princípio, atraente para o administrador de uma empresa.

Cabe então, ao gestor de TI, mostrar como uma nova solução causará um impacto positivo na companhia ao aumentar, ainda que indiretamente, a competitividade do negócio. Se tudo for feito corretamente, ele conseguirá viabilizar novos investimentos na área.

Como explicar o BI para quem não entende do assunto?

Tecnologias sãos complexas. Sistemas digitais podem apresentar várias funções para atividades triviais. Ter uma visão ampla de como uma ferramenta funciona e conseguir definir isso em termos simples pode mudar a forma como outras pessoas olham para o departamento de TI de uma empresa.

Abaixo, listamos algumas dicas para quem pretende atingir esse objetivo:

Não seja abstrato o tempo inteiro

Ao falar sobre o Business Intelligence, procure ser direto. Evite mostrar o valor de uma ferramenta de maneira abstrata. Levar uma solução para o mundo do usuário auxilia ele a entender como o novo sistema irá impactar na sua rotina e qual o seu valor agregado.

Fale sobre o acesso instantâneo às informações mais importantes

Uma das razões para vários projetos fracassarem é a falta de informações sobre mercados ou serviços. Nesse sentido, demonstrar a capacidade do BI de impedir que esse tipo de situação ocorra é uma ótima estratégia.

Informação é tudo. Sabia disso ao mostrar como o acesso a registros mais precisos pode tornar uma empresa mais inovadora e competitiva.

Elimine mitos

Sempre que uma nova tecnologia chega ao mercado, novos mitos surgem sobre a sua eficiência e capacidade de melhorar as operações de uma empresa. Eliminar os principais mitos do Business Intelligence torna as soluções mais confiáveis e fáceis de serem implementadas em qualquer empresa.

Levar a tecnologia para o mundo das pessoas ainda é uma das melhores formar para facilitar na compreensão de novas tendências em TI. Quando isso ocorre, usuários conseguem entender melhor como processos como os de big data, aprendizado em máquina e Business Intelligence podem tornar o seu trabalho mais simples e eficiente.

A análise de dados, junto com o Business Intelligence, está revolucionando operações corporativas no mundo todo. Empresas tornaram-se mais inovadoras e capazes de vencer grandes desafios. Além disso, a análise de dados auxilia corporações a vencer a crise com mais desenvoltura e serviços de qualidade.

Quando se trata de BI, o maior desafio é conseguir auxiliar profissionais a compreenderem como decisões baseadas em fatos precisos são mais efetivas e capazes de diminuir prejuízos.

Você está pronto para fazer isso? Então compartilhe já as suas técnicas conosco, deixando seu comentário!!

One response to “Explicando Business Intelligence para quem não entende do assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba conteúdos em primeira mão!

Depoimentos

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem