Entenda as diferenças entre Business Intelligence e Big Data

Conheça as diferenças entre Business Intelligence e Big Data e como eles se relacionam dentro de uma empresa ou projeto.

entenda-as-diferencas-entre-o-business-intelligence-e-o-big-data6804

Dois conceitos vêm sendo muito utilizados em empresas de diversos tamanhos, quando o assunto é tomada de decisão: Business Intelligence e Big Data. O primeiro já é muito conhecido, possuindo diversas ferramentas que implementam seu conceito, ajudando várias empresas a tomarem decisões corretas e crescerem cada vez mais. O segundo, mais novo, ainda traz dúvidas e confusão sobre o que é e o que é capaz de fazer.

Antes de mais nada, é importante termos em mente que BI e Big Data são conceitos distintos e que possuem objetivos e finalidades diferentes. Vale a pena ressaltar que um conceito não substitui o outro, podendo, inclusive, trabalharem de forma complementar em alguns casos.

Neste artigo, iremos apresentar uma breve definição desses conceitos e quais as diferenças entre si. Confira!

Business Intelligence

As soluções e ferramentas que implementam o conceito de BI têm foco na obtenção, organização, manipulação e apresentação dos dados de uma forma estruturada e mais exata possível, para facilitar a análise dos dados, e, consequentemente, facilitando uma situação de tomada de decisão em uma empresa.

Além disso, ferramentas BI permitem que gestores consigam fazer uma análise preditiva das tendências do seu mercado, o que pode gerar insights para a criação de diretrizes eficientes com o intuito de alcançar o objetivo empresarial de forma otimizada e eficaz.

Big Data

As soluções e ferramentas que implementam o conceito de Big Data possuem o foco no processamento rápido de uma grande quantidade de dados, buscando encontrar correlações entre eles.

As vezes, as correlações encontradas podem não fazer muito sentido, do ponto de vista empresarial, porém, na maioria das vezes, podem ser feitas descobertas de perguntas e possibilidades que ainda não foram pensadas, o que pode oferecer às empresas certas vantagens competitivas.

Diferença entre os conceitos

Vimos até agora que ambos os conceitos servem para auxiliar as empresas a obterem vantagens competitivas por meio do processamento de um volume grande de dados, praticamente em tempo real. Mas qual a diferença entre esses dois conceitos?

A ideia do BI é, simplificando, encontrar possíveis soluções para perguntas conhecidas pelos gestores de empresas, fornecendo saídas lógicas e estratégicas que, por meio de suas análises, definem as melhores hipóteses.

Então, podemos comparar o conceito de BI com uma bússola, que irá guiar as tomadas de decisões das grandes empresas, com base em dados exatos e objetivos.

Já o Big Data, não traz resultados tão claros como o BI, por não ser seu objetivo. O objetivo do Big Data é, na verdade, encontrar perguntas ou relações que passaram despercebidas ou não foram pensadas por gestores e analistas, devido à grande quantidade de dados disponíveis.

A função do Big Data pode ser comparada à atividade de montar um quebra-cabeça extremamente grande, com todas as peças embaralhadas e em um curto espaço de tempo.

No início, as informações (ou peças) todas espalhadas podem não fazer sentido para os gestores e analistas, mas, após o Big Data juntar algumas delas, podem ser evidenciadas relações entre as informações que podem gerar insights interessantes que não seriam descobertos sem a ajuda do Big Data.

Possui alguma dúvida a respeito da diferença dos conceitos? Gostaria de acrescentar alguma explicação interessante? Escreva um comentário para que possamos ajudar todos a entenderem essas diferenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba conteúdos em primeira mão!

Depoimentos

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem