What BI is and how it can help your business

Get to know more about Business Intelligence and understand the benefits of using a tool that will help you make important decisions.

O que é BI e como ele pode ajudar a sua empresa

Com a alta competitividade presente no mercado, as organizações enfrentam, de maneira cada vez mais acirrada, a batalha de oferecer seu diferencial competitivo e organizar e administrar suas informações estratégicas em benefício de oferecer subsídios à tomada de decisões. Graças à constante inserção de tecnologia nos negócios, as empresas primam por modelos que as auxiliem a enfrentar esse crescente volume de dados. E é neste cenário que vemos emergir com força cada vez maior o Business Intelligence como solução para os negócios.

Portanto, nada mais pertinente do que conhecer mais a respeito e descobrir como esse conceito pode ajudar você. Confira abaixo!

O que é BI?

Business Intelligence é um conjunto de medidas, aliadas à tecnologia, que são implementadas na organização para auxiliar e organizar dados que possam ser utilizados de maneira estratégica.

Através de softwares de CRM, ERPs, ou mesmo planillhas ou arquivos de texto – por exemplo – a empresa forma indicadores de desempenho/comportamento ou conclusões sobre seus compradores, arquivando esses dados no que é chamado de Data Warehouse. Essa base de dados, armazenada em conjunto, se torna uma inteligente fonte de informação capaz de estruturar e melhor direcionar o relacionamento com os clientes. Dessa forma, a ideia do Business Intelligence é embasar e, tornar cada vez mais assertiva, a tomada de decisões nos negócios.

Entretanto, apesar de o BI estar ligado à posse de um software, o Business Inteligence está, sobretudo, relacionado ao modo como as empresas usam e compartilham suas informações, transformando esses dados em vantagem competitiva.

Vantagens do BI

Dentre as inúmeras vantagens que podem ser identificadas com a implementação do Business Intelligence, podemos destacar essas a seguir:

Otimização dos processos: durante o processo de coleta de informações, melhorias nas formas de captação de dados ou maneiras completamente novas podem surgir;

Aferição do desempenho: o Business Intelligence faz com que as decisões da gestão sejam monitoradas, comparando-se o resultado obtido com cada ação tomada;

Monitoramento de receitas e despesas: é possível identificar perdas e custos, potencializando os lucros com as informações coletadas;

Antecipação ao erro: ao invés da tomada de decisão se basear em intuições ou expectativas, a empresa emprega esforços em estudos concretos;

Banco de dados consolidado: ao invés de comprometer tempo em levantamentos manuais de informação, a empresa passa a contar com relatórios gerenciais que podem ser, facilmente, extraídos do sistema.

Pró-atividade; tendo em vista a qualidade das informações coletadas e tratadas, as ações dos gestores se tornam cada vez mais pró-ativas, inibindo aquele comportamento reativo que pode ser atribuído a escassez ou falta de confiabilidade das informações.

Como você viu neste post, as consequências de um investimento em BI serão sempre positivas e, obviamente, muito rentáveis, afinal, não restam dúvidas sobre o fato de que os resultados alcançados, após a implantação do Business Intelligence, terão alto valor agregado ao projeto, compensando, de modo evidente, todo o custo empregado com os inúmeros benefícios proporcionados.

Ou seja, empregar esforços na implementação do BI é um investimento que só potencializa os resultados seja qual for a organização ou tipo de negócio.

A sua empresa utiliza o BI em seus negócios? Você ainda tem dúvidas dos benefícios que ele pode trazer? Compartilhe conosco as suas experiências: deixe um comentário!

4 responses to “What BI is and how it can help your business

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Testimonials

Contact Us

Your name (required)

Your Email (required)

Subject

Your message