Descubra como aumentar a produtividade da sua equipe

Veja alguns pontos que podem ajudar sua empresa e sua equipe.

112512-descubra-como-aumentar-a-produtividade-da-sua-equipe

Ter funcionários produtivos e focados é o sonho de toda empresa. Afinal, é essa combinação a chave para o sucesso de um negócio. No entanto, o problema é que muitas vezes os gestores não sabem como trabalhar esses valores internamente, prejudicando o aproveitamento mais eficaz de seus colaboradores.

Então, como aumentar a produtividade da equipe? Essa é a pergunta que muitos fazem. Se essa dúvida está te preocupando, você não pode deixar de continuar a leitura. Aqui, esclareceremos como algumas ações podem contribuir para que a produtividade do seu time aumente consideravelmente. Confira!

Recompense os funcionários com base na meritocracia

Ao contrário do que muitas vezes vemos, a meritocracia não visa prejudicar uma pessoa em detrimento de outra. Quando falamos em produtividade, ela pode, inclusive, ajudar os funcionários.

Afinal, quando recompensados e valorizados adequadamente, os colaboradores tendem a dar o seu melhor para a empresa. Consequentemente, isso melhora o desempenho deles, ou seja, eles buscam maneiras otimizadas para alcançar as metas preestabelecidas.

No entanto, é importante que a empresa trabalhe claramente essa questão, fazendo com que as regras para o recebimento das recompensas sejam de conhecimento de todo o público interno. Isso evita indisposições entre os funcionários e ajuda no incentivo para a aplicação da prática.

Ofereça instrumentos para o trabalho

A falta de produtividade também pode estar atrelada à falta de instrumentos adequados para a execução do trabalho. Por isso, procure oferecer as ferramentas certas e treinamentos para que os colaboradores possam tirar o máximo proveito delas e, consequentemente, trabalharem de maneira mais produtiva.

Investir na modernização desses instrumentos também é fundamental. Por isso, procure estar atento às novidades do mercado, inserindo as tecnologias que não só agilizem os processos, mas também os melhorem. Isso, inclusive, afetará a percepção do cliente — fator positivo para o crescimento da empresa no mercado.

Defina os objetivos da empresa

Aqui é importante acrescentar que não vale apenas a definição dos objetivos da empresa, mas também a comunicação clara de todos eles para a equipe. Afinal, para um profissional fazer bem o seu trabalho, ele precisa saber qual a sua contribuição para os processos da empresa.

Ter um passo a passo definido, planejamentos e gestores que direcionem os colaboradores também são maneiras de garantir que as metas sejam cumpridas. Aliás, isso também contribui diretamente para a produção, já que as fases têm prazos determinados para que sejam cumpridas.

Dê feedbacks constantes

A equipe precisa estar alinhada para produzir mais. Isso só é possível quando se trabalha feedbacks constantes para com os indivíduos. Por meio deles, o gestor consegue apontar quais as evoluções e quais as falhas têm prejudicado o trabalho.

Quando feito de maneira consistente e regular, a equipe pode melhorar bastante em produtividade. Inclusive, o feedback em tempo real é uma alternativa que deve ser estudada, isto é, a equipe tem a oportunidade de se aperfeiçoar sob os olhos do gestor.

Elimine as distrações

Uma das maiores vilãs da produtividade de uma equipe é a distração. E a objetividade, nesse caso, deve partir do gestor. Dar instruções práticas e deixar claro a importância de eliminar a procrastinação são duas ações bastante eficazes. No entanto, elas por si só não bastam.

É preciso evitar reuniões em excesso e o uso de redes sociais e celulares durante o trabalho, por exemplo, para que os colaboradores não percam o foco no que deve ser feito. A proibição nem sempre é a melhor solução, por isso, deixe claro a importância do engajamento e estabeleça um tempo determinado para essas checagens no celular.

As ações simples são bastante eficazes no processo de como aumentar a produtividade da equipe. Por isso, aposte nas nossas dicas para engajar os colaboradores nessa empreitada rumo à produção mais ágil. Que tal?

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e que ele seja realmente útil para o seu trabalho. Para continuar acompanhando as novidades que postamos, é só curtir a nossa página no Facebook!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba conteúdos em primeira mão!

Depoimentos

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem