Case de Sucesso: NOKIA

Como a Know Solutions está ajudando a empresa NOKIA a entender melhor seus números e oferecer ainda mais qualidade aos seus clientes.

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A Know Solution tem a honra de ter a multinacional em telecomunicações NOKIA como parceira e cliente.

Essa parceria iniciou em 2014 e continua perdurando com bastante sucesso.

Por questões contratuais, não podemos entrar em muitos detalhes, mas podemos dizer que estamos ajudando eles a organizar e reunir seus dados através de Business Intelligence, Data Warehousing e Big Data. A solução que foi desenvolvida pela Know Solutions os ajuda a entender melhor os indicadores dos seus clientes, que eram muito difíceis de organizar devido à quantidade de fontes de dados diferentes.

Com gráficos extremamente práticos e funcionais, é possível ver inúmeras informações cruzando diferente realidades através da integração de diferente tipos de arquivos: Arquivos .csv, Arquivos Excel, Bancos de Dados, entre outros..

A solução de Business Intelligence (batizada de SAMBA pela NOKIA) está ganhando tanta visibilidade devido à sua qualidade que foi escrito um artigo no blog oficial da NOKIA e há fortes indícios que ela será utilizada como uma solução global (atualmente atende toda a América Latina).

Artigo Original

Segue a tradução, caso prefira ler o artigo original, clique aqui.

Tradução livre do artigo anteriormente citado:

“A frase “Pensar globalmente, agir localmente” tem sido usada e aplicada de muitas maneiras diferentes ao longo dos anos. No entanto, quando se trata de oportunidades de inovação, os desafios são freqüentemente encontrados em um contexto local e não global.

Gostaria de compartilhar um bom exemplo de um centro de qualidade de serviços na América Latina. Alguns anos atrás, ele enfrentou inúmeros eventos de código vermelho, versões antigas de software em redes de clientes, notas técnicas não implementadas de acordo com planos estruturados e pobre compartilhamento de conhecimento. Havia a necessidade de passar de uma abordagem reativa para uma abordagem mais proativa e preditiva.

A Nokia respondeu com sua solução de serviços de atendimento SAMBA. O SAMBA, que significa “Smart Application for Mobile Business Analysis”, leva os dados da rede e os combina com os conhecimentos, insights e motores internos da Nokia.

Essencialmente, o SAMBA analisa registros e tendências de dados para obter uma previsão mais rápida e eficiente de problemas. Os dados brutos são coletados de diferentes fontes, principalmente ferramentas de operação e manutenção, ferramentas de manuseio de casos, bases de dados comuns e serviços online. O SAMBA processa os dados e apresenta-os como uma série de painéis.

O resultado é uma melhor visibilidade do desempenho da rede, oferecendo aos operadores uma melhor compreensão do seu negócio existente, bem como ajudá-los a desenvolver novas oportunidades.

Os operadores da América Latina estão usando o SAMBA para monitorar ações preventivas, analisar o desempenho da rede e manter um olho nos ciclos de vida do software, entre outras coisas.

No entanto, esse não é o fim da história. SAMBA está sendo desenvolvido continuamente, mais recentemente para incluir análise de monitoramento de alarme e correlação entre as áreas de análise. A solução também inclui alertas automáticos por e-mail ou SMS com base em limites pré-definidos para cada uma das áreas de foco.

A solução tem sido bem recebida pelos operadores latino-americanos e está sendo fortemente considerada em outros continentes. Um operador disse que o serviço ajudou a impulsionar o desempenho da rede e aumentar a disponibilidade para níveis sem precedentes. Isto é vital para atrair novos assinantes, ganhar novos negócios IoT e estar pronto para 5G.

SAMBA está sendo integrado no Nokia AVA. Lançada no MWC 2016, esta nova plataforma cognitiva baseada na nuvem oferece rápida e perfeita prestação de serviços a operadores em todo o mundo.”

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