Business intelligence: uma solução para gerar vantagem competitiva

Veja como utilizar ferramentas de BI para ter uma empresa mais competitiva em relação aos concorrentes.

109382-business-intelligence-uma-solucao-para-gerar-vantagem-competitiva

BI, ou Business Intelligence (em português: inteligência de negócios) é o termo que se refere às tecnologias, aplicações e práticas para a coleta, análise e apresentação de informações comerciais. Seu objetivo é apoiar uma melhoria da tomada de decisões empresariais baseada em dados.

Os sistemas de Business Intelligence fornecem visões históricas, atuais e preditivas das operações comerciais usando dados que foram coletados em um armazém de dados ou operacionalmente.

Elementos de software suportam relatórios, análises interativas, visualização e mineração de dados para fins que incluem o gerenciamento do desempenho empresarial. As informações, por vezes, são sobre outras empresas da mesma indústria, em um processo conhecido como Benchmarking.

O BI é também uma solução para gerar vantagem competitiva nos negócios e, nos tópicos a seguir, você vai entender o porquê.

Saiba que BI acaba com a adivinhação

Muitas vezes, executar um negócio é quase como um jogo de azar, e não deve ser assim. Executivos têm a opção de fazer a melhor aposta ou ir com os seus instintos. Mas quando o futuro da sua empresa está em jogo nenhum desses métodos deve ser tomado como a forma correta de se chegar a uma estratégia.

Quando você executa seu negócio na sorte é porque não tem os dados comerciais certos para formar uma estrutura confiável que lhe permita tomar decisões informadas. O BI muda isso: com Business Intelligence, você recebe dados precisos, atualizações em tempo real e pode, até mesmo, prever cenários, removendo a necessidade de adivinhar ou estimar.

Se seus pares na indústria estão tomando decisões não informadas, BI é uma vantagem competitiva que colocará seu negócio na frente.

Obtenha métricas importantes quando e como você precisa

Com os softwares de Business Intelligence de hoje qualquer membro qualificado da organização pode obter acesso a dados importantes, como métricas de negócios, painéis e outros relatórios críticos pelo seu smartphone ou tablet.

Enquanto houver acesso à Internet, dados importantes da sua empresa podem ser vistos e utilizados por seus gerentes e decisores. Isso é uma vantagem pois leva as ferramentas de decisão para o trabalho de campo e permite que a sua empresa acerte, mesmo nos cenários mais improváveis.

Desenvolva eficiência com Business Intelligence

Inúmeras empresas por aí perdem tempo valioso buscando informações em diferentes fontes de dados quando precisam de ajuda para obter uma compreensão aprofundada de seus negócios. E, quando encontram essas informações pertinentes, se veem na situação de ter de convertê-las em algo inteligível.

Com um sistema de BI todos os dados necessários provêm de uma única fonte e podem ser acessados a partir de um painel ou convertidos em um relatório. Isso economiza tempo e energia, ao mesmo tempo que remove ineficiências do processo, tornando sua empresa mais competitiva.

Entenda o passado, presente e futuro de seu negócio

Um dos pontos fortes de Business Intelligence é informá-lo sobre as estatísticas de seu negócio ao longo de períodos de tempo. Essas informações podem ser a quantidade de estoque de um determinado produto, em que local eles se encontram ou há quanto tempo, por exemplo.

E estes dados podem ser utilizados para que uma vantagem sobre a competição seja desenvolvida. Afinal, uma visão completa do comportamento e experiência do cliente é possível com determinadas métricas e análises, o que, por sua vez, ajuda você a planejar melhor o futuro do negócio.

Agora que você já sabe o que faz do Business Intelligence um gerador de vantagem competitiva, vai adorar conhecer essa tecnologia a fundo no Post: O que é Business Intelligence (BI)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba conteúdos em primeira mão!

Depoimentos

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem