Business intelligence no RH? Uma união que traz muitos benefícios

A Impulse é empresa especializada em plataformas cloud para Educação Corporativa, Avaliação de Desempenho, Recrutamento, Sucessão e Redes Sociais Corporativas.

158269-guest-post-business-intelligence-no-rh-uma-uniao-que-traz-muitos-beneficios

A análise de dados do BI tem o poder de oferecer uma melhor compreensão do mercado, além de possibilitar o mapeamento, tanto do negócio, quanto da concorrência. O Business Intelligence no RH tem modificado a maneira como o departamento trabalha, mas também apresentado oportunidades para que a empresa desenvolva um dos seus ativos mais importantes: os colaboradores.

 

Só para se ter uma ideia, a projeção era de que no ano de 2017 mais de 18 bilhões de dólares fossem investidos em softwares de BI, segundo o Gartner Group. Nos tópicos a seguir mostraremos como essa união traz benefícios para a empresa. Mas antes vamos explicar o que é o Business Intelligence!

O que é o Business Intelligence?

O termo cunhado pelo Gartner Group em 1990 pode ser definido como uma solução que apresenta aplicações, infraestrutura e ferramentas que embasam a análise de informações, ajudando assim a empresa a tomar decisões mais assertivas e melhorar a performance dos colaboradores. A partir do BI é possível identificar tendências, mudanças e antecipar problemas.

 

Para que o método seja aplicado é importante que o processo de captação de dados seja feito em diferentes fontes, o que inclui, por exemplo, software CRM, ERP, entre outros. Após isso é necessário reunir todas as informações em um único local e é então que o BI começa a atuar de fato.

 

No entanto, não basta apenas os dados, é preciso que os profissionais estejam preparados para analisá-los e diferenciar o que serve do que não representa algo essencial. Por exemplo, o colaborador que atua diretamente no RH precisa se inteirar sobre como integrar dados em todos os processos que competem a ele.

Como acontece a aplicação do Business Intelligence no RH?

Depois de entender mais claramente como funciona o BI, chegou a hora de analisar como o método atua junto ao RH, trazendo mais eficácia para o setor em questão!

Processo de recrutamento e seleção

Imagine poder contar com um quadro de colaboradores alinhado com os seus objetivos empresariais? Com o BI isso pode ser uma realidade, visto que ele trabalha no processo de seleção de candidatos.

 

Por meio do método, a empresa consegue entender melhor sobre as suas necessidades organizacionais através de uma análise de dados internos e traçar o perfil do profissional ideal. Ademais, o BI permite analisar os candidatos não só em relação às suas capacidades técnicas, mas também comportamentos, relacionamento interpessoal e personalidade.

Retenção de talentos

Um dos maiores prejuízos que uma empresa pode ter é com a saída de funcionários talentosos. Além de gastos com a demissão, encontrar outro profissional capacitado para a função não é uma tarefa simples.

 

A ideia do Business Intelligence é justamente diferenciar comportamentos de colaboradores com potencial de abandonar a empresa daqueles que são fiéis à organização. A partir disso, os gestores podem trabalhar estratégias que visem a retenção de talentos e estabelecer indicadores que ajudem a identificar pontos que precisam de melhorias.

Desempenho do time

Uma equipe de alta performance é aquela que apresenta um desempenho além do estabelecido. Que empresa não sonha com um time assim? Para que isso aconteça é preciso levar em consideração:

  • a orientação adequada;
  • comprometimento;
  • treinamento do time;
  • desenvolvimento de ações conforme as necessidades da empresa.

 

Com o Business Intelligence no RH, os gestores conseguem não só identificar os gaps da equipe, como direcioná-la melhor a esse alto desempenho por meio de treinamentos alinhados com essas necessidades. Ao analisar dados, será possível também entender o que mais motiva a equipe e envolver os colaboradores no trabalho.

 

Como pudemos acompanhar, o RH tem muito a crescer utilizando o BI. Os diferentes processos do setor podem ser coordenados para que haja um maior desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, um avanço da organização.

 

Depois de ler o nosso artigo sobre Business Intelligence no RH, que tal acompanhar outros conteúdos da Impulse? Visite nosso site e fique ligado nas novidades sobre gestão de pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba conteúdos em primeira mão!

Depoimentos

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem