Análise da informação: por que é a forma ideal de tomada de decisões

“Eu conheço essa empresa como a palma da minha mão”, apesar de ajudar bastante, é uma afirmação bastante perigosa. Como a Análise de informação pode ajudar até quem já conhece bem sua organização.

Decision making (management decisions) - select the best business way (opportunity) to future.

Todos os dias, administradores em diversas partes do mundo precisam fazer escolhas que impactarão  na vida de funcionário ou de toda a cadeia produtiva de uma empresa. Por isso, é de extrema importância a análise da informação sobre os fatores envolvidos em uma tomada de decisão.

Ainda hoje, muitas pessoas apostam no “feeling” e na experiência adquirida durante a carreira. Mas apesar de muito útil em diversos casos, a intuição ainda está sujeita a grande chance de erros. Em contrapartida, o uso de ferramentas como o Business Intelligence garante escolhas de sucesso com mais facilidade, precisão e agilidade!

Essas soluções tecnológicas estão criando uma nova forma de gerenciar pequenos, médios e grandes empreendimentos. Informações precisas obtidas em tempo real aumentam o sucesso de investimentos e dos lucros. Se você quer saber mais sobre como a análise de informações pode impactar o seu negócio, leia o nosso texto de hoje!

Feeling vs tecnologia: quem vence?

Não podemos negar que a intuição desempenha um papel fundamental em nossas vidas. Por diversas vezes, o sentimento de que um projeto representa uma boa oportunidade de negócios nos leva a ter ganhos que uma escolha mais racional não proporcionaria.

No entanto, a tomada de decisões envolve grandes riscos e, cada vez mais, deve ser feita de maneira analítica. Assim, ao executar um projeto focado em números, dados e registros financeiros atualizados, um administrador poderá executar o seu trabalho com mais segurança, ficando imune de problemas muito divergentes com a realidade da situação, por exemplo. Quando um profissional prioriza o que vem de uma planilha e não da mente, ele consequentemente reduz a taxa de erros durante a tomada de decisões.

A execução de uma abordagem mais analítica, baseada na análise de informações, pode ser feita por meio de diversos softwares de gestão. Sistemas de ERP e que trabalham com business intelligence tornam mais prática a verificação de registros. Com isso, administradores ganham uma verdadeira “mina de ouro” administrativa, com o perfil de clientes, o posicionamento de produtos no mercado e o relacionamento com clientes.

Quanto maior a penetração da análise de dados na vida corporativa, melhores serão os indicadores de desempenho utilizados. Eles serão um reflexo do maior comprometimento de uma equipe, na medida em que busca por resultados com informações apuradas e com o auxílio da tecnologia da informação.

Verificações rigorosas e lucros altos

Em época de dinamismo no fluxo de informações, dispor de dados precisos na hora certa com certeza aumenta a competitividade de qualquer empresa. Mesmo em pequenos negócios, o uso de dados incorretos durante um projeto pode prejudicar a sobrevivência da companhia. Isso fez com que a tecnologia tenha ganhado espaço no dia a dia das corporações.

As novas soluções de TI garantem que líderes empresariais façam a correta tomada de decisões. Como a análise da informação de um negócio sempre será feita com base em registros e índices acurados, a taxa de erro será menor. Obviamente, em um mercado como o brasileiro, esse fator pode ser a chave para o sucesso e o ganho de market share consistente!

E na sua empresa, como é feita a análise da informação para o início de um novo projeto? Compartilhe conosco!

4 responses to “Análise da informação: por que é a forma ideal de tomada de decisões

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba conteúdos em primeira mão!

Depoimentos

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem