5 dicas para tomar decisões mais assertivas

Veja alguns pontos que devem ser levados em consideração para tomar decisões de forma mais assertiva.

74183-5-dicas-para-tomar-decisoes-mais-assertivas

A tomada de decisão é algo inerente ao ser humano. Desde as mais simples, como a escolha de uma roupa a ser usada, até as mais complexas, como mudar de fornecedor ou qual a melhor forma de gerenciar as informações da empresa, cada decisão implicará um resultado. E o que todo gestor deseja é tomar decisões assertivas.

Quanto maior a complexidade e o número de variáveis, mais difícil a tomada de decisões certas, e uma simples decisão pode impactar toda empresa. Quer saber como minimizar os riscos e tomar melhores decisões? Continue a leitura e confira 5 dicas práticas!

Entenda a importância do processo decisório

As pessoas precisam tomar decisões a cada momento nas empresas. Caso não exista um processo claro, os colaboradores podem ficar em dúvida se deve ou não agir, sobrecarregando os gestores.

Uma forma de resolver esse problema é dar autonomia, deixando claro até que ponto é de responsabilidade do colaborador e em qual momento o gestor deve ser consultado.

Para decisões mais complexas, as que podem impactar toda a empresa, o gestor deve analisar a opinião de especialistas e ouvir os líderes. Quanto mais dados úteis, pontos de vista diferentes e líderes que conheçam o negócio e as pessoas, mais chances de tomar a melhor decisão.

1. Identifique o problema

É importante a realização de um diagnóstico da situação antes da tomada de decisão. A magnitude desses problemas deve ser identificada. A compreensão do problema existente é importante, desde que o emocional não afete suas escolhas.

Saber identificar a origem do problema também é algo a ser levado em consideração na tomada de decisões assertivas.

2. Analise fatos passados

Fazer uma retrospectiva pode ajudar você a não agir de forma precipitada. Analise as informações e não se deixe levar pela precipitação, pois o que está em jogo é a sua vida profissional.

É importante saber trabalhar sob pressão. Decisões assertivas precisam ser tomadas e você precisa analisar os fatos friamente, visto que as suas escolhas terão um peso importante no futuro da empresa.

3. Planeje-se antes de tomar decisões

planejamento é importante para se preparar para as consequências que surgirão após a tomada de decisão.

Planejar-se é muito mais do que se preparar para o que os outros têm a dizer; é se preparar também para as mudanças proporcionadas por situações que poderão acontecer. Você precisa ter noção das consequências das ações geradas posteriormente ao planejamento.

4. Saiba que nem tudo pode sair como planejado

O ato de planejar não garante que tudo acontecerá como se previa, correto? É importante manter o controle emocional quando as coisas não saírem como o planejado.

Existem variáveis que não estão no seu controle: por maior poder de decisão que você tenha, isso não representa que conseguirá fazer tudo sozinho.

Nem sempre trabalhamos com pessoas que atendem às nossas expectativas, o que pode gerar frustrações. Não desista se tivermos uma situação de ponto fora da curva.

5. Seja firme em suas decisões

Para uma maior autonomia é importante ter posicionamento na defesa de seus projetos, pois as pessoas esperam isso de você. Nunca volte atrás em ações porque não acreditam em sua capacidade ou em suas ideias.

Isso não quer dizer que você não escute sugestões ou que possa voltar atrás quando estiver errado. Acredite em sua capacidade e em suas ideias.

Com estas 5 dicas certamente tomar decisões assertivas ficará mais fácil. Coloque em prática no cotidiano de sua empresa e veja como os seus resultados e a produtividade atingirá um novo nível.

Agora que você já sabe como tomar decisões assertivas, que tal conferir algumas dicas para melhorar a gestão da empresa?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba conteúdos em primeira mão!

Depoimentos

Fale conosco

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem